sexta-feira, 18 de maio de 2018

Conheça os sintomas e causas de inflamação no útero

Ao perceber um dos sintomas, procure seu ginecologista para tratar o quanto antes e não deixar o problema evoluir.

Designed by Freepik

Quando ocorre uma inflamação no útero, quer dizer que existe um irritação dos tecidos desse órgão do corpo feminino. A inflamação pode acometer o colo do útero, que fica localizado ao fundo da vagina, ou na parte interna, do endométrio.

Essa irritação pode ter diferentes causas e sintomas, que você vai ver a seguir. Conheça também qual o tratamento recomendado pelo ginecologista e opções de remédios caseiros que, quando aprovados para uso por um profissional, ajudam a aliviar os sintomas.

Sintomas de inflamação no útero
O corpo das mulheres é muito sensível a doenças, pois especialmente o sistema reprodutor feminino é bastante complexo. Diferente do masculino, as mulheres possuem na vagina uma vulnerabilidade ao acesso de fungos e bactérias que podem causar graves problemas. Um deles é a inflamação no útero.

Os sintomas dessa inflamação podem se manifestar de acordo com a causa, então não são sempre os mesmos. É preciso ficar atenta ao sinais do seu corpo quando perceber:

*Corrimento com odor e coloração mais fortes (amarelado, marrom ou cinza);
*Sensação de inchaço interno na região pélvica;
*Dores, como cólicas, e desconforto na relação íntima;
*Sangramento durante ou após a relação;
*Sangramento parecido com menstruação, mas fora do período do ciclo.

Entretanto, vale lembrar que apenas um desses sintomas já é o bastante para procurar seu ginecologista, pois também pode ser sinal de outro problema relacionado ao sistema reprodutor. Não espere muito tempo, pois a inflamação pode se agravar e virar um problema mais sério e urgente.


Quais são as causas?
Entre as principais causas da inflamação do útero estão:


*Lesões causadas no parto;
*Falta ou excesso de higiene íntima;
*Alergia a materiais que entrem em contato com a vagina ou útero, como preservativo e anticoncepcional;
*Doenças como vaginose bacteriana, candidíase ou vaginite infecciosa;
*Doenças sexualmente transmissíveis.

Portanto, as mulheres devem ter um cuidado especial com a saúde íntima, mantendo a região sempre limpa, usando calcinhas limpas todos os dias e guardadas em local adequado. Porém, o excesso de limpeza também não é bom, como o uso de ducha interna, que nunca deve ser feito, assim como o uso de sabonete na região interna da vagina.

Por que não usar sabonetes bactericidas?
Muitas acreditam que devem usar sabonete bactericida para manter a região interna da vagina limpa, mas esse é um grande erro. As bactérias benéficas que vivem naturalmente nessa região servem justamente para protegê-la de outras doenças.

Também é preciso evitar usar roupas muito apertadas, tomar cuidado com o uso do absorvente interno e trocar o absorvente com frequência.

Além disso, o uso do preservativo nas relações sexuais é a melhor forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, então nunca deixe de usar, mesmo quando o parceiro disser que prefere não usar. É a sua saúde que está em jogo.

Por fim, visite seu ginecologista pelo menos uma vez por ano para fazer os exames preventivos e saber como está sua saúde. Quando perceber qualquer sintoma, vá ao médico também, pois é muito fácil que um probleminha simples acabe se tornando algo grave quando recebe a devida atenção.

Tratamento para inflamação no útero
Ao chegar no consultório do ginecologista ele irá fazer algumas perguntas para conhecer seus hábitos e também irá fazer o exame no próprio consultório, para verificar a situação do seu sistema reprodutor.

Se for necessário ele irá pedir outros exames para uma análise mais precisa, permitindo assim o correto diagnóstico e tratamento.

Embora cada caso seja único, normalmente a inflamação do útero é tratada com comprimido ou pomada, sejam antibióticos ou anti-inflamatórios, que só podem ser receitados pelo médico. Nunca se automedique, pois poderá agravar o caso ou camuflar o problema que não será curado de verdade.

Remédios caseiros para inflamação no útero
Depois de consultar o ginecologista e receber o tratamento adequado, pode falar com ele sobre o uso de remédios caseiros que podem ajudar no alívio dos sintomas e na redução da inflamação. Veja quais são:

1. Alimentação saudável
Essa dica nem precisa de recomendação médica, pois é primordial, sempre. Com certeza qualquer profissional recomenda, não só para tratar, mas sim, para prevenir doenças. Procure manter uma alimentação saudável, livre de produtos industrializados, especialmente aqueles ricos em gorduras trans e açúcares.

Dê preferência para o consumo de frutas, legumes, verduras e todo tipo de comida de verdade, que vem do campo direto para a sua mesa.

2. Ingestão de líquidos
A água também é outra recomendação médica para manter a saúde em equilíbrio, já que todos os sistemas do corpo necessitam dela para funcionar.

Mas especialmente em um período de tratamento da inflamação do útero, procure ingerir no mínimo 2 litros de água ao longo do dia. Pode também variar a água com água de coco ou chás anti-inflamatórios. Evite sucos prontos, refrigerantes e bebidas com leite, a menos que sejam fermentadas e naturais, como o iogurte natural e o kefir.

3. Chá de jurubeba
A jurubeba é uma planta com ação anti-inflamatória e estimulante, que pode ajudar no tratamento. Veja como fazer o chá, e avise seu médico sobre o uso, para que não interfira na medicação que ele prescreveu.

Ingredientes
Folhas, flores ou frutos de jurubeba: 2 colheres de sopa;
Água: 1 litro.

Modo de preparo
1. Leve a água para ferver. Depois adicione a jurubeba, tampe o recipiente e deixe descansar durante 10 minutos.

2. Coe, transfira para um recipiente de vidro, esterilizado e com tampa, para beber 3 vezes ao dia durante o tratamento.

4. Chá de tanchagem
A tanchagem é uma erva anti-inflamatória, antibacteriana e cicatrizante, então pode ajudar a tratar a inflamação no útero. Mas converse antes com seu médico, pois o chá não é recomendado para gestantes nem pessoas com pressão alta. Veja como fazer:

Ingredientes

Folhas de tanchagem: 20 gramas;
Água: 1 litro.

Modo de preparo
1. Coloque a água para ferver. Depois desligue o fogo, acrescente as folhas de tanchagem, cubra o recipiente e deixe por 10 minutos.

2. Coe para um recipiente esterilizado de vidro com tampa e beba 4 xícaras ao longo do dia, até o final do tratamento recomendado pelo médico.

Dica: Saiba por que não deve fazer ducha vaginal
Mesmo depois de alertar sobre o perigo do excesso de higienização vaginal, nada melhor do que ouvir a orientação da médica. Confira no vídeo abaixo:



fonte
por Priscilla Riscarolli
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.