terça-feira, 8 de maio de 2018

Hibisco: Propriedades e benefícios

Para quem quer emagrecer, sempre vale a pena conhecer um pouco mais sobre os benefícios dos chás que auxiliam nesse propósito. No caso específico do emagrecimento, as ervas, repletas de propriedades benéficas, podem atuar em diversas frentes, tornando o processo de perda de peso mais rápido e fácil se aliado a bons hábitos alimentares e uma vida ativa.

Uma das opções mais procuradas ainda é o chá de hibisco. Quando comparado com o popular chá verde, que também é conhecido pelo seu potencial emagrecedor, o hibisco sai na frente por causa do sabor bem mais agradável ao paladar. Não por acaso, o chá é consumido como bebida refrescante em países como o México, onde é chamado de água da jamaica.

O poder do hibisco reside, segundo pesquisas científicas, na alta concentração de antioxidantes que a planta possui. Por causa disso, ele combate os radicais livres e ajuda na desintoxicação do organismo.

Para que serve o hibisco?
Para começar, é preciso esclarecer que o hibisco usado no preparo de chás e medicamentos não é aquela mesma flor que comumente cultivamos em jardins ornamentais. Segundo a médica homeopata Maria de Fátima Ramos, que é membro Sociedade Brasileira de Fitoterapia: “O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, uma espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins”. Isso significa que não adianta colher as flores em casa. Também é fundamental observar bem o rótulo para não comprar “gato por lebre”.

Chá de Hibisco
Conheça mais sobre os benefícios comprovados do chá de hibisco

Falando mais sobre os benefícios, as ações antioxidante e anti-inflamatória do chá são as mais importantes. Por causa da presença da antocianina, um pigmento da família dos flavonoides, o hibisco não só combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce, como também reduz os processos de inflamação que acometem as células. Assim, o nosso corpo acumula menos toxinas, o que ajuda muito no processo de emagrecimento.

Além dessas substâncias, existem outras, como as enzimas e mucilagens, que atuam em diferentes partes do organismo. Elas ajudam a melhorar a digestão; dificultam a absorção de gorduras dos alimentos pelo intestino; estimula a diurese nos rins, fazendo com que o corpo elimine os líquidos retidos.

Por ter um alto teor de vitamina C, o chá ainda reduz a pressão sanguínea. A presença do cálcio fortalece os ossos e, segundo estudos recentes, pode facilitar a perda de peso.

Contraindicação e efeitos Colaterais
Estudos ainda em desenvolvimento revelam que as substâncias contidas no chá t]ao benéfico aos adultos, também podem alterar os genes do bebê e, por isso, o chá de hibisco não é indicado para grávidas ou lactantes.

O consumo excessivo também é contraindicado porque o efeito diurético do chá pode levar à desidratação e outros problemas de saúde. O melhor é consultar um médico ou nutricionista antes de fazer uso do chá, cápsulas ou qualquer outro produto à base de hibisco.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário