segunda-feira, 7 de maio de 2018

Consumo de chocolate reduz estresse e inflamação


Se você é chocohólico, esse estudo vai dar ainda mais água na boca. Pesquisadores da Universidade Loma Linda (EUA) chegaram à conclusão que chocolate preto com 70% de cacau tem efeitos positivos para o corpo.

Resultados de dois estudos foram apresentados no evento Experimental Biology 2018, que acontece em San Diego, defendendo que chocolates com alta concentração de cacau (70%, no mínimo) têm efeitos positivos nos níveis de estresse, inflamação, humor, memória e imunidade.

Enquanto sabemos bem que o cacau é uma grande fonte de flavonoides, esta é a primeira vez que este efeito foi estudado em humanos para determinar como ele influencia na saúde cognitiva, endócrina e cardiovascular.

O pesquisador Lee S. Berk, da Universidade Loma Linda (EUA) participou dos dois estudos. “Por anos observamos a influência do chocolate preto em funções neurológicas pelo ponto de vista do açúcar – quanto mais açúcar, mais felizes ficamos. Esta é a primeira vez que observamos o impacto de grandes quantidades de cacau em doses pequenas como barras de chocolate em humanos por períodos de tempo curtos ou longos”.

Os flavonoides encontrados no cacau são agentes antioxidantes e antiinflamatórios extremamente potentes e trazem benefícios já conhecidos para o cérebro e saúde cardiovascular.

O primeiro estudo focou no impacto desse chocolate no sistema imunológico humano, e concluiu que ele causa uma cascata de reações que reduzem inflamações.

O segundo estudo analisou a resposta eletroencefalográfica de voluntários que consumiram 48g de chocolate com 70% cacau 30 minutos e também 120 minutos antes. Os resultados mostram que este alimento melhora a neuroplasticidade, a capacidade do sistema nervoso de moldar-se quando sujeito a novas experiências.

Berk afirma que os estudos requerem maiores investigações, especialmente para determinar a significância desses efeitos nas células imunológicas e no cérebro, em grupos maiores de participantes. A próxima pesquisa que será realizada por esta equipe vai investigar os mecanismos que podem estar envolvidos na relação de causa e efeito de comportamento cerebral após a ingestão desse chocolate com alta concentração de cacau. [Science Daily]

fonte
por Juliana Blume
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.