quarta-feira, 4 de julho de 2012

Câncer da mama: trabalho noturno aumenta o risco em 30%

PARIS - O trabalho noturno para as mulheres aumenta o risco de desenvolver câncer de mama em 30% de acordo com o instituto francês INSERM (Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Medicina), que publicou o estudo em 19 de junho.

Segundo os pesquisadores, o trabalho de noite perturba o normal funcionamento do relógio biológico, o que nas mulheres aumenta o risco de ficar doente. O ritmo circadiano (do latim "circa diem", que significa "em torno do dia") governa a alternância vigília-sono e muitas outras funções biológicas. Este ritmo é alterado em indivíduos que trabalham à noite ou com um horário de trabalho irregular trabalhando às vezes à noite.

O estudo (realizado em uma amostra de trabalhadores no centro-oeste da França) mostra que o risco de câncer de mama ligado ao trabalho noturno é idêntico a outros fatores de risco conhecidos, tais como mutações genéticas, tratamento hormonal, ou idade avançada na primeira gravidez. As explicações foram dadas por Pascal Guenel, diretor de pesquisa do Centro de Epidemiologia e Saúde da População em INSERM.

O estudo também mostrou que o risco é particularmente elevado entre as mulheres que trabalharam várias noites por semana por mais de quatro anos, ou alternando o trabalho com períodos de dia e de noite. O risco é ainda maior, 50% em vez de 30% entre as mulheres que começaram a trabalhar a noite antes de sua primeira gravidez. De acordo com Pascal Guenel, isto é explicado porque neste último caso, as glândulas mamárias são mais vulneráveis ​​e sujeitas a perturbações.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.