terça-feira, 24 de julho de 2012

Consumo de salmão aumenta o colesterol bom do organismo

Apreciado pelo sabor, o salmão também é consumido pelos benefícios que proporciona ao corpo. A sua ingestão evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial, reduz o colesterol LDL (o “mau” colesterol) e aumenta o nível de HDL, colesterol considerado “bom”.
Mesmo com todos esses benefícios, o consumo fica abaixo do indicado por especialistas.

“No Brasil, o consumo de peixes é menor do que o recomendado, por isso é necessário criar políticas que facilitem o acesso ao alimento”, afirma Maria Eugenia Wagner, representante da marca Salmón de Chile.

O Salmón de Chile é fonte de vitaminas D, complexo B, ferro, fósforo e selênio, o peixe ainda possui alto teor de ômega 3, ácido graxo que gera benefícios especialmente para o sistema cardiovascular. Além disso, o aumento de HDL no organismo ajuda a corrente sanguínea a eliminar a gordura que se acumula nas paredes das artérias e que provoca entupimentos, que podem gerar enfartos de miocárdio, comuns em pessoas com mais de 40 anos, sedentárias e com má alimentação.

A indicação dos especialistas é que as pessoas consumam de duas a seis porções de peixe por semana e o salmão é o produto mais indicado, pois possui apenas 1g de gordura saturada a cada 100g.

Sobre o colesterol:

Colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado noplasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterolsintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por outros eucariotas, como plantas e fungos.

Existem vários tipos de lipoproteínas, e elas são classificadas de acordo com a sua densidade. As duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são:

Low Density Lipoproteins ou LDL: acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos. Nos últimos anos, o termo (de certa forma impreciso) “colesterol ruim” ou “colesterol mau” tem sido usado para referir ao LDL que, acredita-se ter ações danosas (formação de placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos).
High Density Lipoproteins ou HDL: acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arteriosclerótico). Tem sido usado o termo “colesterol bom” para referir ao HDL, que se acredita que tem ações benéficas.

Por Lais
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.