domingo, 15 de julho de 2012

Gengivite dificulta controle da diabetes

Diabéticos devem apresentar um cuidado especial com a saúde bucal

imagem:http://blogamos.com

A Academia Americana de Periodontia (especialidade que contempla a gengiva) e a Fundação Internacional de Diabetes afirmaram em notícia recente que a saúde da boca tem papel fundamental na prevenção e em pessoas que têm diabetes. A gengivite, por exemplo, que se caracteriza por inchaços e sangramentos na gengiva, além de causar mau-hálito, pus, amolecimento e mudança na posição dos dentes, provoca também o aumento da resistência à insulina, dificultando o controle do açúcar no sangue.

Segundo a IDF (International Diabetes Foundation) hoje, a diabetes afeta aproximadamente 246 milhões de pessoas por todo o mundo. Agora, a Academia Americana de Periodontia divulgou uma resolução nos EUA que estimula os profissionais de odontologia e de medicina a trabalharem juntos.

A gengivite provoca aumento da resistência à insulina

Por isso, a IDF lançou um novo guia que contem recomendações clínicas sobre tratamento da gengiva, escrito em colaboração com a FDI (World Dental Federation), e encoraja profissionais da saúde nos EUA a conduzir questionários anuais sobre sintomas de doenças na gengiva, como gengivas inflamadas ou avermelhadas, sangramento durante a escovação, e também a educar seus pacientes com diabetes sobre as implicações da condição da boca, especialmente da saúde da gengiva.

A preocupação com os dentes e gengiva ajuda a prevenir doenças bucais, e os diabéticos devem ter atenção redobrada com relação a isso. Ao se iniciar um tratamento dentário deve ser informado ao dentista que se tem diabetes, pois alguns dos procedimentos serão alterados em função disso. E na hora da consulta médica para diabetes, é preciso informar se o paciente tem gengivite, pois esse mal deverá ser controlado, a fim de se controlar a diabetes.

Vale lembrar que os Diabéticos devem dar um cuidado todo especial aos dentes, as visitas ao dentista devem ser regulares, além da preocupação com a ingestão de alimentos que possuem grande quantidade de açúcar.

Por Especialista - publicado em 14/12/2009
Escrito por: Eduardo Rollo Duarte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.