quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Benefícios da Espirulina


Muitas pessoas não conhecem a Spirulina, mas já ouviram falar dela em algum momento de suas vidas. Trata-se de um organismo que se desenvolve tanto em água doce como salgada e que possui importantes propriedades benéficas para a saúde. No artigo de hoje vamos te contar mais sobre todos esses benefícios que esta bactéria tem para oferecer.
Espirulina é um organismo que se desenvolve tanto em água doce como em água salgada. Esta bactéria, conhecida como ciano bactéria, geralmente refere-se a algas verde-azuladas e hoje vamos ver quais são os benefícios da Espirulina para a saúde.

Existem evidências de que os astecas já as utilizavam para a alimentação, mas tornou-se moda quando há décadas a NASA propôs o seu cultivo no espaço e utilização por parte dos astronautas.

A dose diária padrão de Espirulina é de 1 a 3 gramas, mas esta quantidade poderia aumentar para até 10 gramas por dia. Os benefícios para a saúde que oferece o seu consumo habitual são inúmeros:

1 – Espirulina é muito rica em nutrientes:

A realidade é que resulta incrível o quão nutritiva é Espirulina. Para termos uma ideia da sua riqueza em nutrientes, uma colher (7 gramas) de pó de Espirulina contém:
4 gramas de proteína.
Vitamina B1 (tiamina): 11% da dose diária recomendada.
Vitamina B2 (riboflavina): 15% da dose diária recomendada.
Vitamina B3 (niacina): 4% da dose diária recomendada.
Cobre: 21% da dose diária recomendada.
Ferro: 11% da dose diária recomendada.
Também contêm importantes quantidades de magnésio, potássio e manganês, assim como pequenas quantidades de quase todos os nutrientes necessários para o organismo. E o melhor de tudo, é que, com apenas 20 calorias e 1,7 gramas de carboidratos digeríveis.

Na verdade, grama por grama, a Espirulina poderia ser considerada um dos alimentos mais nutritivos do planeta. E, por último, mas não menos importante, também inclui ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, enquanto que a qualidade da proteína é considerada excelente, parecida com a dos ovos.

2 – É um antioxidante poderoso e tem propriedades anti-inflamatórias
Como sabemos, o dano oxidativo pode danificar o nosso DNA e células, o que pode levar à inflamação crônica, que pode conduzir ao câncer e outras doenças. O principal ativo, conhecido como ficocianina, é o que lhe outorga essas poderosas propriedades antioxidantes, além lhe dar essa característica cor azul-esverdeada.

A Ficocianina pode combater os radicais livres e inibir a produção de moléculas de sinalização inflamatórias, fornecendo valiosos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

3 – Pode reduzir os níveis de colesterol ‘ruim’ e triglicérides. Muitos são os fatores de risco ligados a doenças cardíacas. No entanto, tem sido demonstrado que a Espirulina tem efeitos benéficos sobre a maior parte deles. Assim, ajuda a reduzir o colesterol total, colesterol ‘ruim’ e triglicérides, ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol bom.

4 – A Espirulina impede que o colesterol LDL (ruim) se oxide. As estruturas de gordura corporal também são susceptíveis ao dano oxidativo. Isto se conhece como a peroxidação lipídica, que é um fator chave no desenvolvimento de inúmeras doenças. Assim cobre tanta importância a Spirulina, já que é muito eficaz na redução deste processo prejudicial.

5 – Têm propriedades anticancerígenas, principalmente contra o câncer bucal.
Alguns estudos têm mostrado que a Espirulina poderia ter propriedades anticancerígenas. Em particular, tem se mostrado eficaz contra o câncer oral.
Como você pode ver, são muitos os benefícios da Spirulina para a saúde, por isso, se você ainda não tiver feito anime-se a experimentá-la.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.