terça-feira, 29 de setembro de 2015

Pesquisa analisa por que alguns fumantes têm pulmões saudáveis

Cientistas afirmam que a genética tem parte importante em casos de doenças pulmonares

Apesar de existir essa rara condição, para evitar doenças pulmonares o melhor ainda é não fumar. (Foto: Pixabay/Domínio Público)

Um estudo realizado pela equipe da agência de pesquisa do governo britânico Medical Research Council procurou entender por que, apesar de raros, existem casos de pessoas fumantes donas de pulmões saudáveis. A análise de mais de 50.000 pessoas mostrou mutações favoráveis no DNA que reforçam a função pulmonar das pessoas e podem mascarar os efeitos mortais do fumo.

De acordo com a pesquisa, muitos, mas não todos, os fumantes desenvolvem doenças pulmonares. Porém, o mesmo pode acontecer com algumas pessoas que nunca tocaram em um cigarro na vida, a exemplo dos fumantes passivos.

Os cientistas dizem que as descobertas podem levar a novos remédios para melhorar a função pulmonar. Mas, apesar disso, não fumar será sempre a melhor opção, dizem os pesquisadores.

Em entrevista à BBC, o professor da Universidade de Leicester Martin Tobin afirmou que "não há nenhuma solução mágica que garanta proteção contra o fumo. A melhor coisa que alguém pode fazer para evitar doenças pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o câncer, é não fumar".

A genética é influente
A pesquisa analisou a DPOC, que leva à falta de ar, tosse e repetidas infecções pulmonares. A doença afeta três milhões de pessoas no Reino Unido e inclui condições como o desenvolvimento de bronquite e enfisema.

Ao comparar fumantes e não-fumantes, assim como aqueles com a DPOC e sem, os pesquisadores descobriram trechos do DNA que reduzem o risco da doença.

Assim, os fumantes com "bons genes" tiveram um menor risco de DPOC do que aqueles com "maus genes".

fonte:diariodepernambuco.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.