quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Chia, a semente que beneficiará sua saúde

Chia, a semente dos deuses astecas | Imagem: Reprodução

Uma semente originária da Colômbia e México vem se tornando mais conhecida em nosso país, apesar de nem todas as pessoas conhecerem ainda seus muitos benefícios.

E você, conhece essa semente?
Ele já era usado pelos povos que habitavam as regiões de origem há mais de mil anos e, nesses lugares seu consumo é básico e há uma certa reverência aos seus poderes funcionais, já que este grão é conhecido como o alimento da força, acredita-se, por manter os trabalhadores andinos em condições respiratórias normais, mesmo em grandes altitudes, como é característica daquele lugar.

Riquíssima em antioxidantes, 100g da semente, cerca de 8 colheres de sopa, contém a mesma quantidade de antioxidantes que 2,5 quilos de tomates! O poder de defesa dessa semente se assemelha à castanha do Pará , ao alho e à maçã. Os 100g de chia também tem tanto magnésio quanto 200g de nozes, tanto cálcio quanto 0,5 litros de leite, e ferro como 1kg de espinafre. Cálcio e magnésio quando associados beneficiam demais aos ossos e dentes, isso quer dizer que o consumo da semente previne, entre outras coisas, a osteoporose.

A chia é extremamente nutritiva, possui em sua composição várias vitaminas do complexo B, além de minerais, como zinco, cobre e potássio, sendo 100g de chia, equivalentes a duas bananas grandes quanto ao potássio. Além disso, esse é o grão mais rico em proteínas, chegando a 20% de sua composição.

Além de tudo, seu consumo ajuda a perder peso | Imagem: Reprodução

E as fibras que possui chegam a 40% da composição, sendo a maior parte de fibras insolúveis, aquelas que aumentam o volume das fezes, assim como a frequência, o que melhora o trânsito intestinal, aliviando a prisão de ventre, fazendo com que a pessoa absorva menos glicose, ajudando a emagrecer. E também as fibras solúveis, aquelas que, ao entrarem em contato com líquidos, tornam-se uma espécie de gel, que retarda o esvaziamento gástrico e dá sensação de saciedade por mais tempo.

A chia é uma ótima fonte de Ômega 3
O grão possui o Ômega 3 em uma quantidade impressionante, uma porção equivale a 400% de nossa necessidade diária de Ômega 3! Ou seja, 100g de chia, possui 8 vezes mais Ômega 3 do que um pedaço médio de salmão, que é uma das maiores fontes de Ômega 3. O Ômega, entre vários outros benefícios, reduz triglicérides e o mau colesterol, fortalecendo as artérias e vasos sanguíneos e o Sistema Neurológico.

O consumo diário desse rico alimento favorece a saúde de diversas maneiras, aumentando a imunidade, favorecendo as defesas de nosso organismo, reduz o colesterol, os triglicérides, a glicose, ajuda a emagrecer e previne o aparecimento de doenças crônicas e cardiovasculares e melhora a pressão.

Como consumir?
A chia pode ser encontrada à venda em três formas: farinha, óleo e grãos. O óleo pode ser tempero para saladas e outros pratos, a farinha ou o grão podem ser adicionados a outras receitas, como vitaminas, massas de bolos e pães, iogurtes, frutas, etc. A dose de consumo indicada é de até duas colheres ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.

fonte:remedio-caseiro.com
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.