quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Estudo demonstra, pela primeira vez, que a gestante é capaz de modificar a genética do embrião


1 - Resultado do estudo confirma que a gestante é capaz de modificar a genética do futuro filho mesmo quando o óvulo é de outra mulher, como acontece nos tratamentos de reprodução humana com óvulos doados

2 - Os hábitos da gestante são determinantes no desenvolvimento embrionário, modificando o genoma do embrião positiva ou negativamente

Estudo da Fundação IVI liderado pelos cientistas do grupo espanhol de medicina reprodutiva (Instituto Valenciano de Infertilidade), Felipe Vilella e Carlos Simón demonstra pela primeira vez na história da genética a influência do ambiente intrauterino sobre o desenvolvimento genético do embrião, inclusive em casos de óvulos doados. O estudo publicado pela revista científica Development comprova que a comunicação entre gestante e embrião exerce influência e modifica o genoma, ou seja, o código genético do futuro bebê.

A pesquisa confirma que a mãe pode modificar a informação genética do filho, mesmo quando o óvulo é doado e também em casos de gestação de substituição. Descoberta que muda por completo o paradigma da doação de óvulos e barriga de aluguel, por um lado proporciona mais tranquilidade para as mulheres que necessitam contar com óvulos doados para realizar o sonho de ter filhos, e por outro alerta sobre a importância das informações sobre a gestante nos casos em que a gestação é feita por uma terceira pessoa; algo que no Brasil é permitido apenas de forma voluntária por um membro da família do casal até quarto grau.

“Esta descoberta prova que existe intercâmbio entre gestante e embrião, algo que já suspeitávamos pela coincidência de algumas características físicas entre mães e filhos de tratamentos de reprodução humana com óvulos doados, bem como pela incidência de patologias dessas crianças relacionadas com circunstâncias da gestante como obesidade e tabagismo”, explica Felipe Vilella.

Determinadas condições às que estão submetidas as mulheres durante a gestação acabam modificando suas células e consequentemente o endométrio, que é a via de comunicação entre a gestante e o bebê. Estas modificações fazem com que o líquido endometrial altere também sua composição, que quando recebida pelo embrião modifica seu desenvolvimento.

“Esta comunicação pode fazer com que o embrião expresse ou iniba funções específicas, provocando modificações que podem levar à transmissão de doenças como a Diabete e a Obesidade”, esclarece Dra. Silvana Chedid, diretora do IVI São Paulo, “por isso este estudo abre as portas para evitar enfermidades quando sua causa é epigenética, ou seja, recebida pelo ambiente onde se desenvolve o embrião. Sabendo que existe o risco desta transmissão, no futuro poderemos detectar como impedir sua ação, como por exemplo, evitando a obesidade ou diabete transmitida de mãe para filho”, completa Dra. Genevieve Coelho, diretora do IVI Salvador.

IVI Foto: Divulgação
fonte:jornalciencia.com
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.