quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Aprenda o que fazer em caso de AVC: você pode salvar uma vida



Os primeiros socorros para AVC podem evitar sequelas graves, como ficar paralisado ou não falar e, em alguns casos, podem permanecer para toda a vida, diminuindo a qualidade de vida do paciente. Por isso, é importante socorrer o individuo que está tendo um AVC o mais rápido possível para evitar sequelas.

Desta forma, deve-se:
*Chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o número 192;
*Verificar se a vítima está respirando, colocando o rosto junto da cabeça do indivíduo para ver, ouvir e sentir o ar, como mostra a imagem 1;

Sentir se o coração está batendo, sentindo os batimentos do coração da vítima no pescoço ou pulso e verificar se esta:

Inconsciente e respirando – colocar o indivíduo em posição lateral de segurança até chegar a ajuda, como na figura 2.

Inconsciente e não respira – iniciar a massagem cardíaca para aumentar as chances de sobrevivência. Saiba como fazer em: Como fazer massagem cardíaca.

Consciente – neste caso é importante explicar à vítima que vai ao hospital para recuperar, procurando mantê-la calma, conversando sempre com ela. ​

​​Enquanto se aguarda por ajuda médica não se deve levantar ou sentar o paciente, além de ir falando com ele, mesmo que este não lhe responda às perguntas.

Como identificar se é AVC
Para conseguir identificar se o paciente está tendo um AVC pode-se pedir para:

*Sorrir – neste caso o paciente pode apresentar a face ou apenas a boca torta, sendo que um dos lados do lábio permanece caído;
*Levantar um braço – é comum que o individuo não consiga levantar o braço devido à falta de força, não sendo capaz de o levantar ou levantando muito pouco em relação ao outro, parecendo que está transportando algo muito pesado;
*Dizer uma frase pequena – no caso de um AVC, o paciente apresentar fala arrastada, imperceptível ou ter um tom de voz muito baixo. Por exemplo, pode-se pedir para repetir a frase: “O céu é azul” ou pedir para dizer uma frase de uma música.

Se o individuo apresentar alguma alteração após dar estas ordens é possível que tenha tido um AVC.
Além disso, é normal que o individuo, apresente outros sintomas como dormência de um lado do corpo, dificuldade em ficar em pé, podendo mesmo cair devido à falta de força dos músculos e pode urinar na roupa, não se apercebendo.
Em alguns casos, o paciente pode apresentar confusão mental, não compreendo ordens muito simples como abrir os olhos ou pegar numa caneta, além de poder ter dificuldade em enxergar e ter dor de cabeça muito forte.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.