segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Transformar gordura ruim em gordura boa? Cientistas dizem saber como


Há gordura boa e gordura ruim em nossos corpos. A boa gordura ajuda a queimar calorias, enquanto a gordura ruim acumula calorias, contribuindo para ganho de peso e obesidade. Agora, uma nova pesquisa na Washington University School of Medicine, nos EUA, identificou uma maneira de converter gordura ruim e gorda em gordura boa – pelo menos em camundongos.

Os resultados aumentam a perspectiva de desenvolver tratamentos mais eficazes, em pessoas, para obesidade e diabetes relacionados ao ganho de peso.

A gordura ruim, conhecida como gordura branca, armazena calorias em nossas barrigas, quadris e coxas. Em contraste, a gordura marrom, encontrada perto de nossos pescoços e ombros, queima calorias através de um processo que gera calor.

Os pesquisadores descobriram que o bloqueio da atividade de uma proteína específica na gordura branca desencadeou um processo que fez a gordura começar a se tornar gordura bege, um tipo de gordura entre a branca e a marrom. Bloquear a proteína para criar gordura bege fez com as células de gordura aquecerem e queimarem calorias. “Nosso objetivo é encontrar uma maneira de tratar ou prevenir obesidade”, disse o autor, Irfan J. Lodhi. “Nossa pesquisa sugere que, visando uma proteína da gordura branca, podemos converter gorduras ruins em um tipo de gordura que combate a obesidade”.

A gordura bege foi descoberta em humanos adultos em 2015. Embora seja quase como um intermediário entre a gordura branca e a gordura marrom, Lodhi, professor assistente de medicina na Divisão de Endocrinologia, Metabolismo e Pesquisa Lipídica, diz que ela funciona mais como uma gordura marrom e pode proteger contra a obesidade.

Sua equipe realizou uma série de experimentos em camundongos, criando uma cepa genética de animais que não produziam a proteína chave em suas células brancas de gordura. Esses ratos tinham mais gordura bege e eram mais magros do que seus colegas, mesmo quando comiam a mesma quantidade de alimento que outros ratos. Eles também queimaram mais calorias.

“Os ratos geralmente têm níveis muito baixos da proteína, chamada PexRAP, em sua gordura marrom”, disse ele. “Quando colocamos os camundongos em um ambiente frio, os níveis de proteína também diminuíram na gordura branca, permitindo que a gordura se comporte mais como gordura marrom. O frio induz gorduras castanhas e bege a queimar energia armazenada e produzir calor”.

Quando o time de Lodhi bloqueou a PexRAP nos animais, os ratos transformaram gordura branca em gordura bege. A obesidade e o sobrepeso vêm aumentando a níveis preocupantes no Brasil nos últimos anos. Esses achados sugerem que, se as terapias puderem ajudar a converter a gordura ruim em gordura boa, esses números podem começar a diminuir.

Lodhi disse que se a proteína PexRAP pudesse ser bloqueada com segurança em células brancas de gordura em seres humanos, as pessoas podem ter mais facilidade em perder peso. “O desafio será encontrar formas seguras de fazer isso sem causar uma sobreaquecimento ou desenvolver uma febre, mas os desenvolvedores de remédios agora têm um bom alvo”, argumenta ele. [Medical Xpress]

fonte
por Jésssica Maes
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.