sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sintomas e causas para ferida no útero

A ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical ou papilar, é causada por uma inflamação da região do colo do útero. Por isso, ela tem diversas causas, como alergias, irritações a produtos, infecções, e pode até ser causa da ação da mudança de hormônios ao longo da vida da mulher, inclusive na infância e na gravidez, podendo acontecer em mulheres de todas as idades.

Ela nem sempre provoca sintomas, mas os mais comuns são corrimento, cólica e sangramento, e o tratamento pode ser feito com cauterização ou com uso de remédios ou pomadas que ajudam a cicatrizar e combater infecções. A ferida no útero tem cura, mas se não for tratada pode aumentar, e até, virar câncer.


Quais são os sintomas
Os sintomas de ferida no útero nem sempre estão presentes, mas podem ser:

*Resíduos na calcinha;
*Corrimento vaginal de cor amarelada, branco ou esverdeado;
*Cólica ou desconforto na região pélvica;
*Pode haver coceira e ardência ao urinar;
*Pode haver sangramento vaginal após a relação.

O diagnóstico da ferida no colo do útero pode ser feito através do exame papanicolau ou colposcopia, que é o exame no qual o médico ginecologista consegue ver o útero e avaliar o tamanho da ferida. Na mulher virgem, o médico poderá observar o corrimento ao analisar a calcinha e através do uso de um cotonete na região da vulva, que não deve romper o hímen.

Como tratar
O tratamento para ferida no útero pode ser feito com o uso de cremes ginecológicos, que são cicatrizantes ou à base de hormônios, para facilitar a cicatrização da lesão, que devem ser aplicados diariamente, pelo tempo determinado pelo médico. Outra opção é a realizaçao da cauterização da ferida, que pode ser à laser ou com uso de produtos químicos. Leia mais em: Como tratar a ferida no útero.

Se for causada por uma infecção, como candidíase, clamídia ou herpes, por exemplo, devem ser usados medicamentos específicos para combater o microorganismo, como antifúngicos, antibióticos e anti-virais, prescritos pelo ginecologista.

Além disto, a mulher que tem uma ferida no útero tem maior risco de se contaminar com doenças, por isto deve tomar maiores cuidados, como uso de preservativo e vacinação para o HPV.

Para identificar uma lesão o mais precoce possível, e diminuir os riscos à saúde, é importante que todas as mulheres façam uma consulta com um ginecologista pelo menos 1 vez ao ano, e sempre que houver sintomas como corrimento, procurar imediatamente ajuda médica.

Principais causas
As causas da ferida no colo do útero não são totalmente conhecidas, mas podem estar ligadas a inflamações e infecções não tratadas, tais como:

Alterações de hormônios na infância, adolescência ou menopausa;
Alterações do útero na gravidez;
Ferimento após o parto;
Alergia a produtos da camisinha ou absorventes internos;
Infecções, como HPV, Clamídia, Candidíase, Sífilis, Gonorréia, Herpes.

A principal forma de contrair uma infecção desta região é através do contato íntimo com um indivíduo contaminado, principalmente quando não se usa o preservativo. Ter muitos parceiros íntimos e não ter higiene íntima adequada, também facilitam o desenvolvimento de uma ferida.

Sintomas e causas para ferida no útero


Ferida no útero atrapalha engravidar?
A ferida no colo do útero pode atrapalhar a mulher que deseja engravidar, porque elas alteram o pH da vagina e os espermatozóides não conseguem chegar ao útero, ou porque as bactérias podem chegar às trompas e causar doença inflamatória pélvica. No entanto, as lesões leves geralmente não atrapalham a gravidez.

Esta doença também pode acontecer durante a gravidez, o que é comum devido às alterações de hormônios neste período e deve ser tratada o mais rápido possível, pois a inflamação e infecção podem atingir o interior do útero, o líquido amniótico e o bebê, causando risco de aborto, parto prematuro, e, até, infecção do bebê, que pode ter complicações como atraso do crescimento, dificuldade respiratória, alterações nos olhos e ouvidos.

Ferida no útero pode causar câncer?
A ferida no útero geralmente geralmente não causa câncer, e geralmente é resolvida com o tratamento. Entretanto, em casos de feridas que têm um crescimento rápido, e quando o tratamento não é realizado adequadamente, o risco de virar câncer é aumentado.
Além disto, a chance de uma ferida no útero virar câncer é maior quando ela é causada pelo vírus HPV. O câncer é confirmado através da biopsia realizada pelo ginecologista, e o tratamento deverá ser iniciado assim que se confirme o diagnóstico, com cirurgia e quimioterapia.

por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.