sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Como proteger sua casa do mosquito da dengue enquanto você estiver viajando

Na água parada, a fêmea deposita seus ovos, que demoram entre cinco e 10 dias para se tornarem mosquitos adultos. Veja como deixar a casa segura desse problema nas férias.

O mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue, é responsável pela transmissão não só dessa doença, mas também da febre amarela e de outros dois problemas de saúde que têm afetado milhares de pessoas no Brasil: a febre chikungunya e a zika. Todas essas enfermidades podem afetar qualquer indivíduo, independente da idade ou sexo. Por isso, para evitar que essas doenças atormentem sua família, busque tomar atitudes preventivas contra o mosquito.

E quando as férias chegam, o que fazer? Antes de viajar e deixar a casa sozinha, é preciso tomar algumas atitudes para evitar o desenvolvimento do mosquito. Afinal, as doenças transmitidas pelo o Aedes são sérias, principalmente quando atingem crianças, idosos ou grávidas.

Como o mosquito se desenvolve?
Água parada é o foco do Aedes aegypti. Nela, a fêmea deposita seus ovos, que demoram entre cinco e 10 dias para se tornarem mosquitos adultos prontos para picarem e transmitirem doenças. Portanto, é bem provável que, se você não tomar as medidas cabíveis antes de viajar, ao retornar para casa, existam vários insetos com a capacidade de infectar a todos.

Foto: Pixabay

Medidas preventivas
Atenção para os recipientes de bebidas
É preciso ter bastante cuidado ao decidir o fim destes recipientes. O ideal é levá-los diretamente para reciclagem, mas, caso isso não seja possível, ao menos esvazie as garrafas e guarde-as de cabeça para baixo, de preferência em um local coberto.

Cuidados com o destino das embalagens
Uma regra básica pode facilitar a vida das pessoas e ainda evitar o desenvolvimento do mosquito da dengue, isto é, jogar o lixo no lixo. As embalagens de produtos ou de presentes, se descartadas de forma inadequada, podem ser potenciais focos do Aedes. Por exemplo, uma sacola que é arremessada no quintal, pode acumular água de chuva e ser um local ideal para o mosquito depositar seus ovos. Portanto, o que for lixo coloque na lixeira, já o que der para reutilizar, armazene em um local apropriado.

Responsabilidade com o lixo
Antes de colocar o pé na estrada e ter seus merecidos dias de folga e lazer, é necessário atenção com o lixo armazenado na lixeira. Isso porque, assim como a água parada pode ser um foco para o mosquito, o lixo também é. Sendo assim, é preciso recolher todo o lixo e descartar no local de coleta. Os materiais destinados à reciclagem devem ser higienizados, secados com cuidado e armazenados em um lugar apropriado.

Zelar pelos ambientes do quintal
Esse cuidado envolve caixas d’água, bacias e baldes, que, quando cheios, precisam estar devidamente tampados. Além disso, calhas também necessitam de atenção, pois precisam estar limpas. Pratinhos de planta não devem acumular água e outros recipientes precisam ser armazenados em um local seco e coberto. E para garantir que sua casa esteja livre dos mosquitos, faça uma faxina completa. Para isso, limpe as laterais de todos os recipientes de água, tendo em vista que os ovos do Aedes grudam nesses locais, mesmo sem água, e quando entram em contato com esse elemento podem se desenvolver.

por Katharyne Bezerra
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.