segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Teste de edição genética nos EUA vai tentar inibir três tipos de câncer

© Reprodução

O primeiro teste usando o método de edição genética CRISPR em humanos para tratar uma doença pode começar a qualquer momento nos Estados Unidos. O procedimento, liderado pela Universidade de Pensilvânia, usará a ferramenta de edição genética para modificar células, com o objetivo de atacar três diferentes tipos de câncer.

Se você não está habituado com CRISPR, o termo vem de Clustered Regularly Interspeced Short Palindromic Repeats (Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas). Basicamente, isso quer dizer que é uma técnica de edição precisa de genoma, e que com ela é possível curar doenças genéticas.

O MIT Tech Review notou que a Universidade da Pensilvânia nesta semana postou seu teste em uma lista de estudos clínicos em curso, um sinal de que o estudo está deve começar em breve. Um porta-voz da Penn Medicine confirmou ao Gizmodo que os preparos para o estudo estão no estágio final, embora não tenha especificado quando vão começar.

O estudo começará com 18 pacientes com mieloma (câncer nas células plasmáticas), sarcoma (câncer que atinge a mesoderme) e melanoma (câncer de pele). Os pesquisadores removerão células sanguíneas dos pacientes, e então usar CRISPR para tentar apagar dois genes em linfócitos T, que são conhecidos por serem os “soldados” do sistema imunológico que procuram e destroem ameaças dentro do nosso corpo. Os genes deletados poderiam reprogramar os linfócitos T para atacar o câncer. As células sanguíneas então serão injetadas novamente no paciente.

Será um pequeno experimento, porém muito significativo — o primeiro teste médico usando CRISPR em humanos foi feito por cientistas chineses em 2016, e um segundo teste foi conduzido no ano passado. Essa tentativa para combater os três tipos de câncer foi registrada no meio do ano passado, após ter recebido o ok regulatório necessário em 2016. Quem está bancando este teste é a Parker Institute for Cancer Immunotherapy, uma organização de caridade voltada ao estudo do câncer bancada por Sean Parker, um dos cofundadores do Napster e o primeiro presidente do Facebook.

Um segundo teste com CRISPR, conduzido pela CRISPR Therapeutics, está programado para começar ainda neste ano na Europa, em um tipo de terapia que combina edição genética e células tronco para tratar um distúrbio sanguíneo chamado beta-talasemia — pessoas com essa enfermidade tem quantidades menores de proteína que transportam o oxigênio.

por Kristen V. Brown
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.