quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Como tratar a infecção urinária


O tratamento para infecção urinária normalmente é feito com o uso de antibióticos receitados por um médico, como Ciprofloxacino ou Fosfomicina, para eliminar o excesso de bactérias, como Escherichia coli, que estão causando a infecção.

No entanto, também existem alguns remédios caseiros, como o suco de arando, que podem tratar a infecção quando está surgindo ou que podem ser usados apenas para completar o tratamento médico.

Além disso, é ainda importante ter alguns cuidados, como beber água e manter a higiene genital adequada, para acelerar a recuperação e evitar que a infecção volte a surgir.

Lista de remédios recomendados
Os dois principais tipos de remédios usados para tratar uma infecção urinária são os antibióticos, que eliminam as bactérias, e os analgésicos, que ajudam a aliviar os sintomas durante os primeiros dias.

1. Antibióticos
Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:

*Fosfomicina;
*Ciprofloxacino;
*Levofloxacino;
*Cefalexina;
*Amoxicilina;
*Ceftriaxona;
*Azitromicina;
*Doxiciclina.

Estes antibióticos devem ser tomados até o último dia que o médico prescreveu, geralmente 7 a 14 dias, mesmo que os sintomas tenham desaparecido, para garantir que a infecção urinária foi curada.

Isto porque, se se parar de tomar o medicamento antes desta data, as bactérias, como Escherichia coli, podem não ter sido completamente eliminadas, podendo gerar uma nova infecção urinária.

Já nos bebês com mais de 2 meses, o pediatra geralmente opta por usar outros antibióticos, como amoxicilina com clavulanato ou sulfametoxazol com trimetoprima, por exemplo.

2. Analgésicos
A fenazopiridina é o principal analgésico receitado pelo médico, porque sua ação reduz a quantidade de espasmos e anestesia a bexiga e a uretra, aliviando sintomas como dor ao urinar ou queimação durante todo o dia. Este medicamento pode ser comprado nas farmácias convencionais com o nome de Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Além disso, os analgésicos mais comuns, como Paracetamol ou Ibuprofeno, também podem ajudar a aliviar alguns sintomas, especialmente quando não são muito intensos.

Opção de tratamento natural
Um ótimo tratamento natural para infecção urinária é o consumo de uma fruta chamada arando, ou cramberry, em sua forma natural, em forma de suco ou em cápsulas. O arando possui elevado teor de proantocianidinas, substâncias que dificultam a aderência da bactéria Escherichia coli no trato urinário, diminuindo as chances da doença.

Porém, cerca de 70% das infecções urinárias podem ser evitadas apenas com a devida ingestão de água e, por isso, recomenda-se ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.

Assista este vídeo com outras dicas para curar a infecção urinária mais rápido:.



O tratamento para infecção urinária na gestante também é feito com o uso de antibióticos, sendo que os medicamentos mais seguros contra a infecção urinária nesta fase são a amoxicilina e a cefalexina, que podem ser utilizados em qualquer trimestre.

por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.