quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Tem intolerância à lactose? O leite de amêndoas pode ser uma opção

Foto: depositphotos

Além da questão alérgica, existem ainda outros aspectos que fazem do leite vegetal mais saudável que o da vaca

Por muito tempo o leite de vaca foi comercializado prometendo mais nutrição, fortalecimento dos ossos e mais uma série de benefícios relacionados ao bem estar do corpo e da saúde do organismo.

No entanto, com o avanço da ciência, os especialistas em saúde reconheceram os grandes malefícios que este tipo de alimento também provoca no ser humano e, por isso, indicam a substituição do mesmo por outras opções de leites, os vegetais.

Um bom exemplo destas novas substâncias é o leite de amêndoas, considerado um aliado da saúde humana. Além disso, esta mesma bebida é eficaz no processo de emagrecimento, mais um aspecto à frente do leite de vaca, tendo em vista a diferença entre elas com relação as propriedades que carregam e as interações delas com o organismo.

Leite de vaca x leite de amêndoas
De acordo com dados divulgados pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, aproximadamente 50% dos brasileiros possuem ou podem desenvolver intolerância à lactose, uma proteína presente no leite de vaca. Esta condição está se tornando cada vez mais comum não só no Brasil, mas também no mundo todo. E é verificada após o consumo de leite de vaca ou dos derivados desta bebida láctea, quando o paciente passa a apresentar uma série de sintomas fora do comum.

Entre os sinais clínicos que evidenciam a intolerância à lactose estão: alergias, dermatites, o desenvolvimento de doenças autoimunes, diarreia, náuseas, gases, distensão abdominal, irritação intestinal, sensação de inchaço, dor abdominal, rinite etc. Por estas razões, é imprescindível a troca do leite de vaca por opções mais saudáveis, como o leite de amêndoas.

Veja também: Nham Nham! Prepare um delicioso bolo de coco sem lactose em 2 minutos
Além da questão alérgica, há ainda outros aspectos que fazem do leite vegetal mais saudável que o da vaca. Enquanto que as proteínas deste último aumentam as taxas de insulina no corpo, substância esta que precisa estar sob controle para quem deseja emagrecer, as proteínas encontradas nas amêndoas não provocam alergia e nem liberam cargas pesadas de insulina no organismo.

Isto tudo sem contar as gorduras, outros elementos que diferenciam uma opção da outra. O leite da vaca é rico em gorduras saturadas. Já a amêndoas é fonte de gorduras monossaturadas, que ao contrário do anterior possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o leite vegetal possui uma gama de vitaminas e minerais, principalmente magnésio.

Preparando o leite de amêndoas
Segundo a nutricionista Juliene Melo, convidada do canal Dieta Detox Fácil, quem deseja cuidar da saúde e ainda emagrecer com mais eficácia deve substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas. Para fazer isso é muito simples, basta deixar uma porção de amêndoas de molho em água filtrada durante 24 horas. Em seguida, bater tudo no liquidificador ou no processador.

Por fim, coa-se o leite e ele estará pronto para ser utilizado da forma que quiser. A nutricionista ainda dá uma dica muito interessante para quem prefere um leite mais docinho, ao invés de bater com água filtrada, colocar água de coco. Além de ficar mais doce, o leite vegetal acaba adquirindo mais nutrientes.

por Katharyne Bezerra
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.