sábado, 28 de fevereiro de 2009

Alimentos ricos em açúcar podem piorar acne, sugerem estudos

Foto: Leif Parsons/NYT
Americanos com dieta controlada participaram de nova pesquisa.
Indícios são interessantes, mas novos dados ainda são necessários.

Anahad O'Connor Do New York Times

Uma dieta rica em açúcar pode causar acne?

Qualquer relação entre açúcar e acne tem sido descartada há muito tempo. Porém, agora cientistas estão re-analisando a questão.
Evidências do elo entre açúcar e acne são poucas, mas existem (Foto: Leif Parsons/NYT)
Nos últimos anos, estudos demonstraram que a real importância pode não ser o açúcar em si, mas o índice glicêmico do alimento, ou seja, a velocidade e a extensão na qual ele aumenta o nível de glicose no sangue. Alimentos com índices glicêmicos altos – e, portanto, capazes de elevar os níveis de glicose rapidamente – levam o corpo a liberar um fluxo de insulina e outros hormônios, que, segundo as suspeitas de alguns cientistas, são capazes de estimular a produção de óleo e inflamar a pele.

Para verificar a teoria, cientistas recrutaram 50 homens e garotos, com idades entre 15 e 25 anos, todos com acne, e acompanharam seu progresso durante doze semanas. Alguns participantes seguiram dietas ricas em alimentos hiperglicêmicos, como pão branco, cereais com açúcar e massa, enquanto outros receberam alimentos com mais proteína e escala glicêmica menor, como peixe, pão integral e frutas.

Ao final do estudo, publicado em 2007, os participantes do grupo da dieta hipoglicêmica tiveram uma redução muito maior nas lesões da pele e outros sintomas de acne em relação ao grupo-controle. Eles também demonstraram reduções nos níveis de andrógenos circulantes e livres, os hormônios masculinos conhecidos por causarem acne. Isso sugere que os hormônios desempenham, sim, um papel no processo. Outros estudos descobriram relações similares entre alimentos hiperglicêmicos e acne, apesar da afirmação dos cientistas de que é necessário realizar pesquisas mais profundas.

Conclusão: existem algumas evidências de que alimentos ricos em açúcar podem piorar a acne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.