terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cientistas criam nova vacina contra o vírus Ebola

06/12/2011 07h00 - Do G1, em São Paulo....

Doença mata até 90% das vítimas em surtos esporádicos.
Vacina feita com ajuda da folha de tabaco foi testada em camundongos.

Vírus Ebola (Foto: CDC)Vírus Ebola (Foto: CDC)

Cientistas norte-americanos publicaram nesta segunda-feira (5) uma pesquisa que representa um passo importante para a criação de uma vacina contra o Ebola. Esse vírus provoca uma febre hemorrágica perigosa, que mata até 90% de suas vítimas, em surtos que acontecem, na maioria das vezes, na África.

Os surtos da doença são localizados, passageiros e imprevisíveis. Por isso, a equipe liderada por Charles Arntzen, da Universidade do Estado de Arizona, propôs um tipo diferente de vacina. Em vez de aplicadas na infância, as doses seriam dadas apenas quando ocorresse a doença. Para isso, é preciso ter um bom estoque.

A maioria das vacinas candidatas já criadas usam vírus vivos geneticamente modificados, cujo armazenamento é custoso. “Se você tem algo que você vai ter que manter em temperaturas de nitrogênio líquido por anos, esperando que nunca haja um surto, isso se torna inviável na prática”, diz Arntzen.

A alternativa encontrada pelos pesquisadores foi a folha de tabaco. Eles conseguiram inserir parte do DNA do vírus na folha, de forma que ela produza a proteína que torna a vacina eficaz. E essa vacina é mais barata e mais facilmente descartável do que as outras candidatas, o que é uma vantagem, já que a produção seria esporádica.

A vacina foi testada em camundongos por especialistas do Exército dos EUA, porque o vírus tem grande potencial de infecção. Os resultados que eles encontraram nesses testes foram superiores aos de outras vacinas candidatas, o que mostra o potencial dessa pesquisa.

O estudo foi publicado pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.