terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Especialista alerta para a importância da limpeza intestinal

A freqüência com que vamos ao banheiro para evacuar tem tanta importância quanto o ato de urinar. Você já pensou ficar dois, três dias, até uma semana sem urinar? Impensável, não? O organismo deve acostumar-se a defecar com regularidade, devendo esse, ser o primeiro procedimento logo ao acordar. Isto por que, ao nos levantarmos e começarmos a movimentar, iniciam-se nossos reflexos, tanto os motrizes como os viscerais, constituindo-se, então, esse momento, o mais favorável à evacuação.

A irregularidade com que fazemos nossas refeições, o péssimo hábito que temos em sobrecarregar, a toda a hora, nosso estômago, com as chamadas beliscadelas, faz emitir sinais constantes ao cólon que, por fim, totalmente embaralhado por tantas exigências, se faz de "surdo/ mudo" às mensagens advindas do estômago, levando à obstipação intestinal. Este quadro se apresenta com fezes de consistência dura, sendo efetuadas, quase sempre, com muita dificuldade.

De acordo com Dra Emília Pinheiro, especialista em Dieta do Tipo Sangüíneo e Terapeuta Ortomolecular, ironicamente, os países denominados desenvolvidos são, exatamente, aqueles, que possuem maiores índices populacionais com problemas de obstipação, devido às dietas serem demasiado protéicas e gordurosas e, quase, desprovidas de fibras, capazes de deixar resíduos que ajudem a "empurrar" as fezes, permitindo aos intestinos se adequarem a um ritmo apropriado de evacuações. "Todos estes acontecimentos justificam por si sós, plena e urgentemente, ao procedimento da limpeza intestinal", alerta.

Para você ficar definitivamente convencido da abrangência deste método fantástico, é importante você saber que, segundo dados conhecidos hoje sobre o sistema gastrointestinal dão conta que:

• 80% do nosso potencial de imunidade se concentram na mucosa do intestino

• 90% do hormônio do crescimento (responsável pelo combate dos sintomas do envelhecimento
• A acetilcolina (neurotransmissor presente no cérebro e de grande importância na memória e no pensamento), também é secretada em grande quantidade nos nervos que recobrem o intestino.
• 90% da serotonina (conduz ao bem-estar e à felicidade) também é fabricada nas paredes do intestino.

ENTENDA O QUE É A COLONTERAPIA?

A Hidrocolonterapia, como é comumente chamada, consiste num método de limpeza intestinal que auxilia em diversos processos terapêuticos. Já na antiguidade ela era utilizada, de forma rudimentar, é claro, porém, não menos eficiente. Até onde se sabe o Eber Papirus, um documento egípcio datado de 1900 a.C. atesta sua prática, através de tubos de bambu introduzidos no reto por um profissional designado para o serviço, chamados, à época, de "pastor do intestino do Faraó", pois, só a alta nobreza fazia uso dessa prática.

De modo empírico então, os antigos, não só sabiam como colhiam, na prática, todos os benefícios deste eficiente método de purificação intestinal.

Melhorada grandemente pela tecnologia e pesquisas científicas modernas, a Hidrocolonterapia hoje, constitui-se numa ferramente moderna para auxílio na saúde, ajudando a combater os problemas recorrentes gerados pelo mau funcionamento intestinal e, cremos que em breve, aqui no Brasil, ela será fortemente abraçada por todos os profissionais da área da saúde, pelo seu largo espectro de indicações e seus, incontestáveis, resultados excepcionais.

SEU FUNCIONAMENTO

Consiste num sistema natural de limpeza e drenagem do intestino grosso, sem os efeitos desagradáveis dos enemas comuns. De forma higiênica, inócua, inodora e indolor ajuda a combater os problemas crônicos provocados pelo mau funcionamento do intestino.

A irrigação do cólon é uma lavagem com água suficiente para preencher o cólon por meio de um aparelho ligado em água corrente que passa por um filtro. Como a água circula na totalidade do cólon, essa irrigação limpa e desintoxica profundamente suas mucosas em sua totalidade.

Esta incomparável prática faz desgrudar, em pouco tempo, os velhos restos e peles mortas, alojados nas dobras ou incrustadas na parede e permite que sejam expelidos, o mesmo acontecendo com as matérias duras, que são amolecidas por ela. A irrigação também livra o cólon de detritos, que ficam estagnados às vezes por dezenas de anos.

O ideal é realizar de 8 a 10 sessões em dias consecutivos para que se tenha um melhor resultado. As sessões são precedidas de um preparo do cólon, com um acompanhamento de uma dieta sem farináceos, carnes e lácteos, e ao final se realiza uma reposição de lactobacilos.

Os resultados práticos em quem se submete ao procedimento são visíveis a olhos vistos. Em centenas de casos, em trinta dias já é possível se perceber, além dos benefícios gerais à saúde, a perda de 3 a 5 quilos.

Segundo Dra Emília, também autora do livro "Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo",

alguns médicos ainda rejeitam a idéia da prática deste tipo de procedimento. Alegam, inclusive, entre outras coisas, que a Colonterapia torna-se perigosa ao produzir perda de eletrólitos (potássio, sódio, entre outros componentes minerais). Este tipo de substâncias (responsáveis por uma quantidade de funções vitais em todo o organismo), ao chegarem ao cólon, junto com as fezes, são absorvidas, junto com a água. "Jamais se verificou um desequilíbrio de eletrólitos, nos vários estudos já efetuados nesse sentido, que tenha ocorrido pela prática da Colonterapia. Já num estado diarréico, nesse sim, a pessoa perde – e muito! -, sais minerais, durante a evacuação", explica.

A especialista explica que outra idéia errônea é o sobre o possível risco de uma perfuração intestinal. "É importante então, mencionar que, em sua engenharia moderna, as máquinas de Colonterapia são projetadas para regular o fluxo de água e permitir um controle integral da pressão e da temperatura. Além do que, os profissionais que fazem os procedimentos - enfermeiros ou técnicos em enfermagem -, são treinados, e sabem que há uma pressão limite a ser respeitada.Também é importante esclarecer que, antes de recomendado o procedimento, se passa por uma avaliação médica para evitar, assim, qualquer uma das possíveis contra-indicações. Ao descartar essa hipótese, as possibilidades de perfuração são praticamente nulas", conta.

QUE MAIS BENEFÍCIOS NOS TRAZ A COLONTERAPIA

Pelo fato das mucosas do cólon ser, também, sede de zonas reflexas (assim como na planta dos pés e nas orelhas), a estimulação dessas regiões reflexas produz um efeito em todo o organismo.

Entre outras vantagens que este procedimento produz a melhora funcional do fígado, a eliminação dos mucos excessivos, gases, parasitos, além das habituais descamações celulares, facilitando ainda, sobremaneira, a ação peristáltica e uma completa absorção de nutrientes através das paredes intestinais.

Esta tecnologia tão moderna nos propicia inúmeros benefícios, todos muito bem vindos, hoje em dia, pois, além de ajudar na prisão de ventre e nos gases, é indicada igualmente, nos estados de fadiga (cansaço, desânimo, falta de motivação, estresse, inchaços generalizados, falta de libido, mãos e pés frios, mau-humor e tantos outros), estados diarréicos, certos tipos de depressão, colites, hemorróidas de pequeno grau, afecções da pele (dermatites, acne, secura, rugas de expressão, etc.), problemas estéticos (pela melhoria dos órgãos de eliminação como, fígado, rins e pâncreas), promove o rejuvenescimento através da melhora da permeabilidade intestinal e auxilia na reeducação alimentar. E, como não podia deixar de ser, é excelente no emagrecimento, já que esta terapia é sempre, associada, a uma dieta alimentar, durante a duração dos procedimentos (normalmente por duas semanas), onde são retirados alguns alimentos proibidos: leite de vaca e seus derivados, trigo e derivados, ovos e carne vermelha.

Cada pessoa deve ter consciência que é o responsável pela sua saúde e para tal é importante cultivar bons hábitos, os quais procurei abordar ao longo deste livro, conclui Dra Emília.

- Dra. Emília Pinheiro é especialista em Dieta do Tipo Sanguineo e Terapeuta Ortomolecular.


- Diretora/ Assistente do Spasso Urbano – Day Spa e Clínica Ortomolecular, em Maringá (PR). Em Maringá. Fone: 44 – 3028-0065.http://www.ortomolecularblog.blogspot.com.br/
www.ortomolecularblog.blogspot.com.br


- Autora do livro "Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo" (Ed.Unicorpore/ Brasil) – À venda em: http://www.unicorpore.com.br/www.unicorpore.com.br. Em Portugal, o mesmo título, pela Ed. Ariana, à venda nas melhores livrarias do país.


- Mais recentemente, editou em Portugal seu segundo título "A Dieta de Auschwitz Versus O Pão Nosso de Cada Dia", também pela Ariana Editora, título ainda, inédito no Brasil. [memiliasalles@gmail.com]
imagem:cmbobyrne.com
fonte:http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=23037

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.