quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mastigação influencia no processo de emagrecimento

Mastigar bem os alimentos ajuda a dar saciedade. Foto: Getty Images

No vale-tudo da beleza e do corpo perfeito, muitas pessoas investem na academia, cirugias plásticas, remédios e dietas malucas. Há até quem controle a alimentação com rigidez para conseguir enxugar a silhueta, sem se importar com a digestão em si. Segundo Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da clínica que leva seu nome, da capital paulista, a forma como os alimentos são ingeridos conta muitos pontos na hora de lidar com a balança.

O profissional explicou que a mastigação é o princípio do processo digestivo e ajuda no emagrecimento. "A atuação da saliva junto aos alimentos facilita a digestão, já que eles chegam pré-digeridos ao estômago. O bom funcionamento intestinal é um dos pilares do emagrecimento saudável", justificou.

O processo digestivo influencia ainda a absorção dos nutrientes e quanto melhor ela for, maior será a assimilação de vitaminas, proteínas, sais minerais etc. "E quanto mais o organismo assimilar esses nutrientes, maior será a saciedade e menor a vontade de comer compulsivamente", esclareceu Köhler.

"Comer tem que ser uma atividade consciente. O cérebro leva de 15 a 20 minutos para ativar o mecanismo de saciedade, que sinaliza o momento certo de parar de comer. Assim, o indivíduo ingere mais do que necessita e acaba engordando", contou o ortodontista, que lembrou que parte dos problemas digestivos começam com a mastigação adequada. Quem apresenta deficiências na mastigação e, consequentemente, na saciedade, pode recorrer ao uso de um aparelho bucal que reduz a quantidade de comida consumida, segundo Köhler. "São dispositivos intra-orais, criados para melhorar a qualidade da mastigação dos alimentos e reduzir a quantidade de comida ingerida a cada refeição. Eles devem ser prescitos por um profissional habilitado e fazem parte de todo um tratamento que auxilia no emagrecimento", finalizou.
fonte:http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5524320-EI16559,00-Mastigacao+influencia+no+processo+de+emagrecimento.html


Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.