terça-feira, 22 de novembro de 2016

Benefícios e Inconvenientes do café


O café provém de grãos de café torrados e triturados. Os grãos de café são as sementes da árvore Coffea arabaica ou Caffea robusta, é uma planta de origem da Etiópia pelo a qual veio para Portugal no século XVII. A bebida de café é uma bebida bastante aromática e estimulante devido à presença de elevado teor de cafeína. Devido à propriedade estimulante do café ajuda à diminuição de cansaço ou fadiga e permite aumentar o estado de alerta contudo tem efeitos nocivos se consumir em excesso. Normalmente em média as pessoas bebem cerca de2 a 3 cafés por dia, de manha, ao meio dia e à noite, o que é o suficiente para provocar um bom efeito estimulante. De manha ajuda a acordar e a desenvolver as tarefas do dia, e à noite ajuda para quem quer trabalhar ou estudar até mais tarde.

O café além de estimulante é uma autêntica droga devido ao sua elevada quantidade de caféina, e cumpre todos os requesitos determinantes da toxicomania, pelo o facto de criar dependência, aumenta a necessidade de aumentar o consumo para obter o mesmo efeito ou seja produz tolerância, também torna-se nocivo para o organismo. Às pessoas que são mais sensíveis, o café causa transtornos ao estado emocional (irritabilidade, ansiedade), alterações no sono e dores de cabeça.

Aos consumidores de café a aumenta a probabilidade de riscos cardíacos (enfarte, arritmias), osteoporose (o café favorece a perda de cálcio pela urina), hipertensão arterial (quando se deixa de consumir café diminui a pressão arterial), provoca acidez de estômago (aumenta a produção de ácidos no aparelho digestivo). Entre outros problemas que são agravados ou por consequência provocados pelo consumo de café.

O único nutriente que podemos encontrar em maior quantidade e significativa numa chávena de café é o açúcar quando nós o adicionamos.

Curiosidade: o óleo característico do café, é o que dá o sabor típico (essência), mas que é o torna irritante para as mucosas do intestino e do estômago.

Por vezes ouvimos alguém dizer que o café já não faz nada! Contudo, mesmo que não sintamos qualquer efeito recorrente da ingestão do café é sempre importante não esquecer que a substância está lá e não convém abusar para o bem da nossa saúde.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.