sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Estudo destaca potencial do jucá contra rugas e manchas na pele



Agência FAPESP – O jucá (Libidibia ferrea), também conhecido como pau-ferro, é uma árvore amazônica de pequeno porte mas grande potencial. O pó de sua casca é usado como chá pela medicina tradicional da região e para o tratamento de problemas no fígado ou no estômago. Industrializado, o extrato da casca entra na composição de diversas marcas de sabonete íntimo, por conta de propriedades antissépticas.

Sabia-se que o jucá tem propriedades terapêuticas. Um trabalho pioneiro de Emerson Silva Lima, professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), publicado em 2014, mostrou que a casca e a vagem do jucá possuem princípios antioxidantes e que também poderiam apresentar efeitos no tratamento de problemas do fígado.

A investigação das propriedades do jucá atingiu agora um novo patamar. Um artigo publicado no Archives of Dermatological Research destaca outros efeitos do jucá: antienvelhecimento e antipigmentação.

O artigo é assinado por Lima e outros 13 pesquisadores da Ufam, da Universidade de São Paulo, da Universidade do Estado do Amazonas e das universidades Federais de São Paulo e do Pará.

Segundo uma das autoras, Silvya Stuchi Maria-Engler, professora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, o interesse na pesquisa específica se deu porque “não existiam informações sobre quais seriam os agentes antienvelhecimento na composição do extrato de jucá”.

A primeira autora do artigo, Tatiana do Nascimento Pedrosa, orientanda de Maria-Engler e bolsista da FAPESP, aponta que, na busca por determinar o potencial cosmético do jucá, a pesquisa indicou um elevado potencial clareador e antienvelhecimento. “O jucá apresentou resultados excelentes in vitro”, disse.

Ao analisar os efeitos da aplicação do extrato de jucá em células humanas in vitro, os pesquisadores perceberam o papel importante de um ácido específico. “No artigo, verificamos a presença de 18 agentes metabólicos presentes no jucá e, na literatura, verificamos que a maior ação antioxidante se dá por conta do ácido gálico”, disse Pedrosa.

O ácido gálico age sobre enzimas (tirosinase e colagenase) que atuam no envelhecimento e degradam o colágeno, o que, com o tempo, deixa a pele flácida, com rugas e com manchas.

O processo de envelhecimento da pele é consequência da incapacidade progressiva do sistema de defesa antioxidante em deter os efeitos danosos da ação oxidante nos tecidos. As consequências são a perda de elasticidade, a progressiva flacidez dos tecidos, o aparecimento de rugas e o surgimento de manchas na pele.

A exposição excessiva aos raios solares, à poluição ambiental e hábitos como o tabagismo aceleram o processo, por meio da produção na pele de enzimas como a elastase e a colagenase, responsáveis pela degradação dos principais componentes da matriz extracelular cutânea: a elastina e o colágeno.

O estudo também demonstrou a presença de epicatecina e catecina nos extratos. Trata-se de dois polifenóis com ação reconhecidamente inibidora da tirosinase.

Os pesquisadores observaram no extrato de jucá uma ação importante e segura, tanto clareadora como despigmentante. “Ele tem grande potencial e poderá vir a ser usado em cremes com ação antienvelhecimento”, disse Maria-Engler.

O jucá é uma árvore nativa do Brasil, amplamente distribuída nas regiões Norte e Nordeste. As amostras utilizadas no estudo foram fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e identificadas no herbário da instituição.

Patente

Um dos alvos prioritários da indústria de cosméticos é descobrir ou desenvolver novos antioxidantes. Uma vantagem no uso de produtos naturais reside na sua eficácia e segurança com relação aos antioxidantes sintéticos.

Ainda não existe pedido de patente sobre os compostos antioxidantes encontrados no jucá. Isso porque a condição necessária para patentear é isolar os princípios ativos responsáveis pela nova terapia. “Esse é o próximo passo da pesquisa. Apenas quando obtivermos essas substâncias isoladas é que será possível requerer uma patente”, disse Pedrosa.

A pesquisa foi realizada no laboratório dirigido por Maria-Engler, especializado no cultivo de pele artificial. “A FAPESP é responsável por 90% das verbas para a montagem do laboratório, incluindo cromatógrafo e espectrômetro que usamos no estudo”, disse a professora.

O estudo também teve apoio da Capes por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica.

O artigo Anti-wrinkle and anti-whitening effects of jucá (Libidibia ferrea Mart.) extracts (doi: 10.1007/s00403-016-1685-0), publicado no Archives of Dermatological Research (308 (9): 643-654), pode ser lido em http://link.springer.com/article/10.1007/s00403-016-1685-0.

por Peter Moon
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.