sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Você sabe quais são as gorduras ruins e boas?


Quando o assunto é gordura logo pensamos em eliminá-la da dieta ou restringir o seu consumo ao mínimo possível, mas embora a gordura seja vista como algo somente prejudicial para a saúde e a aparência, é importante lembrar que existem diferentes de tipos de gordura e que o nosso organismo também precisa dela para gerar energia para cumprir as atividades diárias. Então, hoje vamos um pouco sobre quais são as gorduras ruins e boas.

Para a maioria das pessoas quando se trata de gorduras, elas pensam que as gorduras são o nosso pior inimigo. Já que as associamos com o ganho de peso, doenças do coração, obstrução das veias e artérias.

No entanto, devemos ter em mente que as gorduras saturadas e gorduras trans são as principais culpadas da má reputação que tem a maioria das gorduras.

Quais as gorduras que devemos evitar consumir?
As gorduras que devemos evitar incluir em nossa dieta são as gorduras saturadas. Estas gorduras são as que encontramos na carne de diferentes animais, como gordura de porco, frango com pele, embutidos como salsicha. Também em produtos lácteos, fast food, como hambúrgueres e pizzas e inclusive em muitos doces como sorvete.

Outro tipo de gorduras que devemos evitar também em grande medida são as trans, podemos encontrá-las em quase todos os tipos de bolinhos de farinha, biscoitos, bolos, donuts, batatas fritas, produtos embalados, basicamente em produtos fritos e todos os tipos de farinha.

É ruim consumi-las de vez em quando?
Na verdade é bom se dar algum gosto de vez em quando e não há nada melhor do que comer um hambúrguer ou sorvete de vez em quando. Mas é preciso levar em conta que também está no meio a nossa saúde, é bom que a nossa dieta não seja baseada neste tipo de alimentos, não é que não possam ser consumidos, mas sim que se deve evitá-los em maior medida. Um rico sorvete em 15 dias ou um mês é muito bom, o problema é quando você consome 3 ou mais vezes por semana.

Então: Quais são as gorduras boas?
Em contraste as gorduras monoinsaturadas e as gorduras poli-insaturadas podem nos trazer mais benefícios para a saúde. Essas gorduras nos ajudam principalmente no controle do peso, também com a fadiga e as alterações de humor. São muito importantes para o nosso funcionamento mental. É muito importante escolher o tipo de gorduras que se consome.
Onde Podemos Encontrar as Gorduras Recomendadas Para a Nossa Saúde?

As gorduras monoinsaturadas que nos ajudam principalmente em nosso corpo podem ser encontradas no abacate, no azeite de oliva, nas azeitonas, nas amêndoas, nas avelãs, etc.

As gorduras poli-insaturadas que são de grande ajuda para o nosso corpo podem ser encontradas no salmão, nas nozes, no atum, no óleo de milho ou também no óleo de soja, etc.

Então, como podemos ver nem todas as gorduras são ruins, inclusive precisamos delas para as nossas vidas diárias, é muito importante levar em conta a diferença entre cada tipo de gorduras e em quais alimentos as podemos encontrar. Lembre-se que a ingestão calórica de cada dia é diferente para cada pessoa, dependendo do seu estado físico e com que frequência você realiza exercícios por semana ou no caso de ser diariamente.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.