terça-feira, 29 de novembro de 2016

Estudo alerta: refrigerante diet aumenta risco de doenças

O consumo de bebidas adoçadas artificialmente está associado a obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e doença cardiovascular

Certamente você já deve ter ouvido falar nos danos à saúde que o refrigerante pode trazer. Em alguns casos, para não deixar o hábito de lado, muitos trocam o refrigerante normal pela versão diet. Porém, essa troca pode não fazer muito efeito sobre o bem-estar das pessoas.

Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada por alunos da Universidade de Purdue, EUA. Ficou constatado que beber refrigerante diet é tão ruim para a saúde quanto a opção normal. “Beber apenas uma lata de refrigerante diet por dia é o suficiente para aumentar significativamente o risco de problemas de saúde”, diz comunicado emitido à imprensa.

Na verdade, essa não foi a única pesquisa que apontou os perigos para a saúde de quem consome esse tipo de bebida, com doses elevadas de adoçante artificial. Em 2011, a Universidade de Miami também já alertava sobre os perigos. Na ocasião, o consumo de refrigerante diet foi associado ao risco de derrame e ataque cardíaco.

Foto: depositphotos - Efeitos no organismo

De acordo com os métodos de sondagem aplicado pelos pesquisadores, inicialmente o grupo analisou uma dúzia de estudos sobre o refrigerante diet e seus impactos sobre a saúde publicados nos últimos cinco anos. Após isso, eles deduziram que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente também está associada com a obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e doença cardiovascular.

Por isso, é indicado que você preste muita atenção ao consumo dessas substâncias. Se possível, até vale a apena pensar no seu corte definitivo. Isso vai proporcionar sensação de bem-estar e fazer com que as doenças relacionadas ao consumo da bebida sejam evitadas.
Sobre o adoçante artificial

Como foi constatado, um dos vilões relacionados aos refrigerantes, seja ele normal ou diet, é o adoçante artificial. Para início de conversa, vale ressaltar que esse tipo de adoçante é muito mais doce do que o açúcar comum. Mediante a isso, uma série de reações nocivas podem ser desenvolvidas pelo corpo.

Esse elemento confunde e desacelera o metabolismo, fazendo com que a queima de calorias seja menor, o que vai acarretar no aumento do armazenamento de mais gordura. Essa elevada concentração de açúcar proporciona dificuldade em seu organismo de sentir-se saciado, aumentando o seu desejo por alimentos ricos em açúcar, carboidrato e amido.

Outra consequência bastante recorrente é o aumento da obesidade. Geralmente, o refrigerante diet é consumido por pessoas que querem se ver livre do sobrepeso, achando que a bebida não contém açúcar, o que pode contribuir para a perda de peso. Porém, como foi levantado na pesquisa, essa ideia é bastante controversa. Por isso, o indicado é evitar o consumo das bebidas gaseificadas sejam elas diet ou não.

Por Robson Merieverton
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.