quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Óleo de Linhaça: Para Que Serve e Como Prepará-lo em Casa


A semente de linho ou linhaça como é conhecida popularmente, pode ser consumida de diversas formas e o seu uso esta ligado principalmente ao desejo de perder peso. Além de ajudar a emagrecer de forma rápida e saudável a linhaça também oferece benefícios para outras condições de saúde, saiba mais lendo o nosso artigo.

Use óleo de linhaça para emagrecer. O óleo de linhaça é muito utilizado em dietas para emagrecer e tratar o fígado gordo. Isto é devido às muitas propriedades que tem e que você também pode aproveitar incorporando-o em sua dieta.
O Que é a Linhaça?

A linhaça é uma semente, precisamente da planta denominada linho (Linum usitatissimum). Esta semente tem um elevado conteúdo de ácidos graxos saudáveis ômega 3, que não é fácil de encontrar na natureza. Geralmente, para cobrir as necessidades básicas deste, recomenda-se consumir peixe, mas se você não gosta ou não quer fazê-lo por razões éticas, o linho ou a linhaça será o seu principal aliado.

Benefícios da Linhaça:
Os benefícios das sementes de linho são vários, você apenas tem que experimentá-las para ver os resultados. Mas não se esqueça de que essas sementes alteram o seu sistema digestivo, por isso podem te provocar reações indesejadas apenas começando a utilizá-las, como gases e cólicas. Se você notar que esses sintomas persistem desista do seu uso e consulte um médico.

São depurativas. Começar o dia consumindo sementes de linhaça é uma excelente escolha para certificar-se de limpar seu organismo e se manter saudável. Isso é graças ao seu teor de fibras.
São diuréticas. Graças ao seu teor de ácidos graxos te ajudarão a manter seus rins saudáveis.
São saciantes. Por serem ricas em fibras te ajudarão a perder peso, já que te farão se sentir cheio e já não comerá em excesso.

As sementes de linhaça também ajudam a manter seu corpo saudável, porque ajudam a:

Controlar a diabetes.
Regular a pressão arterial.
Reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Tudo isso é, mais uma vez, graças ao teor de fibras e ácidos graxos ômega 3.

Como Fazer Óleo de Linhaça:
Fazer o óleo de linhaça não é fácil, já que requer um processo longo e preciso, com equipamentos especiais para conseguir extrair o óleo das pequenas sementes.

Se você quiser, pode fazer um experimento caseiro e experimente elaborar o óleo de linhaça em sua casa, mas você verá que será muito mais fácil do que ir até a loja.

O que você precisa:

1 quilo de sementes de linhaça
Uma prensa
Filtro

Procedimento: Compre um quilo de sementes (leve em conta que em condições de fabricação ótimas é possível obter um pouco mais do que uma xícara de óleo).

Passe as sementes pela prensa para extrair o óleo. Se você quiser, pode adicionar calor para obter uma quantidade maior, embora isso possa afetar o resultado, se você aquecer muito.

Filtre o resultado para eliminar os restos de cascas. Esta é uma forma artesanal de preparar o óleo de linhaça, mas os resultados não costumam ser os melhores, você pode comprar óleo de linho, a preços acessíveis, apenas tem que olhar bem.

Onde Comprar o Óleo de Linhaça:
Se você preferir comprar o óleo de linhaça comestível você pode fazê-lo nos mercados de alimentos naturais, ervanárias e lojas de produtos saudáveis. Certifique-se de comprar o óleo de linhaça comestível, já que você também pode esbarrar com algo de uso industrial, o qual pode ser tóxico. Mas não se preocupe, você encontrará muito mais fácil o comestível do que o outro, sempre e quando se dirigir para lojas de produtos alimentícios.

Usos do Óleo de Linhaça:
O óleo de semente de linho não é a única maneira de incorporar essas sementes em sua vida, também existem outras opções que você deve conhecer. Já que é possível consumir a linhaça de muitas formas.

Sementes de linhaça. Você pode incorporá-las moídas em saladas e outros pratos ou incorporá-las em um copo de água para que soltem as mucilagens e beber. Esta é uma das melhores formas de usar as sementes de linho para emagrecer.

Farinha de sementes de linhaça. Não é a forma mais popular de usar a linhaça, mas se você quiser, pode experimentar. Use sozinha ou combinada com outras farinhas e prepare receitas saudáveis e cheias de nutrientes.

Cápsulas de linhaça. Se não te convencem as sementes, você também pode usar as cápsulas de linhaça, é ideal para incorporar suas propriedades de forma rápida e simples.

Óleo de linhaça. É usado para condimentar preparações e você pode fazer você mesmo.

Outros Óleos Que Você Deve Conhecer:
Óleo de Gergelim. É um clássico na alimentação do Oriente Médio. Não hesite em adicioná-lo as suas saladas e outros pratos, dará um toque único e especial.
Óleo de Coco. Não há muito a dizer sobre este óleo, além de ser delicioso como não poderia ser de outra forma, vindo do coco, tem muitas propriedades. É ideal para adicionar aos ensopados e outros pratos quentes.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.