quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Derivados do leite e da carne podem prejudicar a fertilidade do homem

www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Patrícia Prado
“Poucas pessoas imaginam que suas atitudes podem deteriorar uma das características mais importantes do ser humano: a capacidade de se reproduzir, a fertilidade”

Março de 2009 - Vários estudos têm sugerido que a qualidade do sêmen humano está diminuindo nas últimas décadas. Um dos últimos estudos sobre o assunto foi publicado no site da American Society for Reproductive Medicine com o título “Food intake and its relationship with semen quality:a case-control study”. Esta pesquisa será disponibilizada ao público em geral na edição de Maio da revista médica Fertility and Sterility, uma publicação especializada em Reprodução Humana que é respeitada internacionalmente e que divulga as mais recentes informações científicas do assunto. Neste estudo realizado pelo Department of Reproductive Biology and Medicine Instituto Bernabeu em Cartagena, Elche, e Alicante no sudeste da Espanha, entre 2005 e 2007, foi detectado que estas alterações podem estar relacionadas principalmente aos hábitos alimentares.

Nele foram avaliados dois grupos: o primeiro com 30 homens com o esperma alterado e o segundo com outro grupo de 31 homens com esperma normal. Ambos possuíam características físicas e estilo de vida semelhantes e tiveram suas dietas comparadas. Os homens com problemas de fertilidade se alimentavam mais com yogurte, produtos derivados da carne, já o aqueles com melhor fertilidade ingeriam mais frutos do mar, mariscos, vegetais crus ou cozidos, tomates, alface, pêssegos e apricot.

Segundo Dr. Arnaldo Cambiaghi, medico especialista em reprodução humana do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução, a influência dos alimentos e do meio ambiente na fertilidade vem sendo discutida há algum tempo e algumas publicações têm merecido discussão em congressos no Brasil e no exterior. “Estas são comprovações antigas, sempre atuais e que devem ser sempre relembradas. A alimentação interfere em vários aspectos da saúde das pessoas, inclusive na fertilidade” explica.

Cambiaghi esclarece ainda a importância deste estudo e aponta especialmente a causa da alteração do esperma pela possível presença de hormônios e antibióticos (xenoestrógenos e xenobióticos) que incorporam os alimentos industrializados. “Os resultados desta pesquisa médica são coerentes com a baixa qualidade seminal associada a um maior consumo de produtos que podem incorporar xenobióticos, principalmente xenoestrogens ou certos esteróides anabolizantes. O uso desses compostos na indústria alimentar resulta em um aumento do nível total xenoestrogens esteróides sexuais e em alimentos processados, tais como a carne ou o leite, cuja ingestão diária contribui significativamente”, complementa o especialista.

O estudo esclarece ainda que os Xenoestrogenios que aparecem com frequência em alimentos ricos em gordura saturada como carne e leite podem ser os responsáveis pela diminuição da qualidade do sêmen. Já os alimentos ricos em antioxidantes e micronutrientes, como as verduras e legumes possuem uma influência positiva na manutenção ou melhoria da qualidade seminal. “O que prega este estudo é que os alimentos benéficos, por sua vez, são aqueles que contêm uma quantidade maior de substâncias antioxidante, as quais ajudam eliminar os radicais livres considerados substâncias tóxicas prejudiciais a saúde das pessoas. Uma dieta assim altera o resultado do espermograma, aumentando a quantidade, a qualidade e a mobilidade do esperma. No entanto, não podemos esquecer que todos devemos ter uma dieta saudável em todas as fases da vida, não apenas quando queremos engravidar e que ainda encontramos nos mercados verduras e legumes que possuem uma grande quantidade de agrotóxicos, que podem prejudicar o organismo. O ideal é que seja consumido alimentos orgânicos”, explica Cambiaghi.

Em seu ultimo livro “Fertilidade é Assunto Sério” lançado em setembro 2008 Cambiaghi alerta que poucas pessoas têm consciência que certos comportamentos na vida podem interferir negativamente e até drasticamente no seu futuro. Não imaginam que muitas atitudes podem deteriorar uma das características mais importantes do ser humano: a capacidade de se reproduzir, a fertilidade. “Excesso de peso, excesso de exercícios ou vida sedentária, tabagistas, usuários de drogas recreativas, exageros na bebida alcoólica, falta de cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, entre outros problemas que podem afetar a vida de muitas pessoas”, finaliza o médico.


Bibliografia:

Food intake and its relationship with semen quality: a case-control study

Jaime Mendiola, Ph.D.,a Alberto M. Torres-Cantero, D.P.H.,b Jos_e M. Moreno-Grau, Ph.D.,c Jorge Ten, Ph.D.,a Manuela Roca, M.D.,c Stella Moreno-Grau, Ph.D.,c and Rafael Bernabeu, M.D.a,d a Department of Reproductive Biology and Medicine, Instituto Bernabeu, Alicante; d Reproductive Medicine Chair, University of Miguel Hern_andez de Elche-Instituto Bernabeu, Alicante; b Division of Preventive Medicine and Public Health, School of Medicine, University of Murcia, Espinardo (Murcia); and c Department of Environmental and Chemical Engineering, Technical University of Cartagena, Cartagena, Spain


Sobre o Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi é diretor do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução (IPGO). Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgety e Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, e da European Society of Human Reproductive Medicine. Apresenta seus trabalhos em Congressos no exterior, o que lhe confere um reconhecimento internacional. Como especialista em Medicina Reprodutiva sua carreira é dedicada principalmente aos casais que têm dificuldade em engravidar, tanto que sua clínica é considerada uma das mais conceituadas para tratamentos de infertilidade. Entretanto, preocupa-se com a saúde da mulher em todos os aspectos: físico, emocional e afetivo. Pensando no universo feminino escreveu diversos livros na área médica, entre eles: Fertilidade Natural (Ed.LaVida Press), Grávida Feliz, Obstetra Feliz (Ed. LaVida Press), Fertilização um Ato de Amor (Ed. LaVida Press), Ser ou Não Ser Fértil – Eis as Questões e Respostas (Ed.LaVida Press), Bem-Estar da Mulher – a essência da vida - Guia da saúde feminina para todas as idades (Ed. LaVida Press), Gravidez: Caminhos Tropeços e... Conquistas - Depoimentos de casais que contam como venceram as dificuldades de engravidar (Ed. LaVida Press) e Manual da Gestante (Ed. Madras). E os sites: www.ipgo.com.br; www.trigemeos.com.br; www.bemestardamulher.com.br; www.fertilidadenatural.com.br; onde esclarece dúvidas e passa informações obre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade.

Sobre o IPGO – O Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução vem há muitos anos trabalhando em prol do Bem estar da Mulher. Embora esteja empenhado especialmente em Reprodução Humana Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi, que coordena este Instituto, tem consciência da importância da manutenção do equilíbrio do sistema reprodutor da mulher, fundamental para harmonia do interior das pessoas. O instituto conta com vários profissionais que avaliam e tratam problemas da mulher como Pré Natal, Educação Alimentar, Sexualidade, Apoio Psicológico, Cirurgias Ginecológicas, TPM, Videolaparoscopia, Videohisteroscopia entre outros. Localização: Rua Abílio Soares, 1125 – Paraíso - CEP 04005-004 . São Paulo – SP - Tels.: (11) 3885-4333 / 3884-3218 - Site: www.ipgo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.