sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Diabetes tipo 1 e tipo 2 trazem malefícios ao organismo

O diabetes é uma doença muito conhecida, devido a sua incidência e consequências maléficas ao organismo. O que nem todo mundo sabe é a importância da tão falada insulina para o funcionamento do corpo. “A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que é fundamental para a entrada de glicose no organismo. Sem a insulina a glicose, principal fonte energética do corpo, não consegue entrar nas células, ficando acumulada no sangue e sendo eliminada pela urina, fazendo com que o corpo perca o seu principal combustível”, destaca o médico ortomolecular e geriatra Iragildo N.N. Machado.

A insulina também ajuda a controlar o nível de glicose no sangue, avisando o fígado para que interromper a sua produção e mandando as células de gordura consumir mais da substância. “Quando a pessoa fica muito tempo sem comer o nível de insulina baixa automaticamente para que possa ser produzida mais glicose. A glicose é responsável pelo fornecimento de energia do organismo e quando é quebrada ela libera energia, água e dióxido de carbono. Quase todos os tecidos do corpo precisam de glicose e ela é o único combustível que pode fornecer energia para o cérebro”, evidencia.

O terapeuta holístico Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Rio de Janeiro (Sinter-RJ), esclarece que o diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. “Um organismo saudável produz insulina automaticamente quando a pessoa se alimenta, mas no caso desta doença o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Existem dois tipos de diabetes, a 1 e a 2. O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, enquanto o tipo 2 está relacionada com a produção de insulina ou a capacidade do organismo de utilizar o hormônio corretamente”, aponta.

O diabetes tipo 1 é caracterizado pela destruição das células que produzem a insulina e isto acontece devido a um engano do organismo, que pensa que estas células são corpos estranhos. Então ele age contra as células que produzem o hormônio, ou seja, sua resposta é auto-imune. Esta reação é semelhante ao que acontece com outras doenças como o Lúpus e as doenças da tireóide. “Grande parte de quem sofre com a diabetes tipo 1 possui grandes quantidades de auto-anticorpos, que ficam circulando na corrente sanguínea antes da descoberta da doença”, ressalta Paulo.
Por Lais
fonte:http://www.corposaun.com/diabetes-tipo-1-tipo-2-trazem-maleficios-organismo/18222/

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.