terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sociedade de Angiologia lança manual de tratamento ao pé diabético

O primeiro manual de tratamento do pé diabético, complicação grave do diabete, foi lançado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Cardiovascular (SBACV). O manual, ilustrado com fotografias dos principais tipos de feridas, é direcionado aos profissionais de saúde que não sejam especialistas em diabete.

Jackson Caiafa, responsável pelo projeto, explica que o diabete mal controlado causa ao longo do tempo alterações no sistema nervoso, na pele, nas unhas, no sistema vascular, fazendo com que o paciente tenha pé ressecado, redução da sensibilidade, malformação das unhas. E esse ressecamento leva às rachaduras e lesões maiores, explica Caiafa.

De acordo com o especialista, o principal problema é que o tratamento do pé diabético não é feito precocemente. Isso ocorre porque, muitas vezes, o paciente ainda não sabe que tem a doença ou se recusa a aceitar o diagnóstico, já que os sintomas iniciais não provocam um grande incômodo.

Sem tratamento adequado, a ferida evolui, levando à amputação. São cerca de 45 mil amputações de pernas e coxas por ano, por complicação da diabete.

Um dos principais motivos para tantas amputações apontados por Jackson Caiafa é a falta de atendimento rápido no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele afirma que o paciente, muitas vezes, precisa de um debridamento, procedimento cirúrgico de pequeno porte que trata a lesão e evita a amputação, mas na rede pública só consegue marcar para um ano depois da primeira consulta. Ele precisa ser atendido em três dias, diz.

O médico lembra que há poucas estatísticas tanto sobre os efeitos da doença como sobre os custos. O doente é amputado por infecção ou problemas vasculares, o que faz com que as estatísticas sejam mascaradas. Mas, os problemas vasculares são potencializados pelo diabete, completa.

Nos Estados Unidos, os gastos com pacientes com complicações pelo pé diabético é em torno de US$ 120 bilhões, por ano, sendo 50% o valor gasto com cirurgias, medicamentos e internações. A outra metade é o custo indireto com aposentadorias, afastamentos e licenças.

A sociedade disponibilizou o manual no endereço sbacv.com.br/pdf/manual-do-pediabetico- final.pdf.
Por Mondarto
fonte:http://www.corposaun.com/sociedade-angiologia-manual-tratamento-pe-diabetico/18316/

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.