quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Touca gelada é testada contra efeito colateral da quimioterapia

O paciente que recebe o diagnóstico de câncer tem um segundo impacto: a queda do cabelo durante o tratamento, por causa da quimioterapia. O oncologista João Paulo Lima, do Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, afirma que para o paciente a queda do cabelo significa perceber-se doente e perder a imagem corporal.

O efeito colateral abala mais as mulheres, que, sem os cabelos, podem sentir uma perda da feminilidade. Mas os homens também ressentem a perda de cabelo e barba. Por isso, muitos ao ver o cabelo cair em tufos e ficar cheio de falhas por causa da quimioterapia, preferem raspar a cabeça.

Os remédios usados contra câncer atacam as células que estão se dividindo mais rápido, característica das células do tumor. Mas as células que dão origem ao cabelo também se replicam em alta velocidade e, por isso mesmo, são mortas pelo tratamento por tabela.

O problema vem sendo alvo de pesquisas e segundo estudo realizado no Hospital São José, em São Paulo, touca gelada pode evitar perda dos fios durante a quimioterapia. Uma touca que resfria o couro cabeludo e diminui a absorção de remédios no local foi usada em 18 pacientes, acompanhados durante dois meses. O uso da touca levou a uma queda mínima e até imperceptível dos fios para 66% dos doentes. Os demais ficaram com cabelos mais ralos.

Segundo Patricia Molina, enfermeira e gerente do Centro Avançado de Oncologia do hospital, a touca resfria o couro cabeludo do paciente 15 minutos antes e durante a aplicação do medicamento quimioterápico. Ela explica que o resfriamento diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e a absorção de medicamento no local, o que reduz a queda.

A touca é mantida a -28º C e são usadas cerca de três toucas por sessão. Cada aplicação com o acessório custa R$ 200. Segundo Molina, a touca pode ser usada em pacientes com qualquer tipo de tumor, desde que não haja risco de metástase na pele. Outra exceção são os casos de melanoma no couro cabeludo.
Por Mondarto
imagem ilustrativa:voz-da-ciencia.blogspot.com
fonte:http://www.corposaun.com/touca-gelada-e-testada-contra-efeito-colateral-da-quimioterapia/18011/


Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.