terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ômega 3 é vital para a saúde e produção dos espermatozóide

Cientistas descobrem o quão importante o ácido graxo ômega-3 é para a formação dos espermatozóides.

Um ácido graxo encontrado em peixes é fundamental para transformar os espermatozóides de cabeça redonda em nadadores fortes, com cabeças em forma de cones, cheio de proteína, segundo um novo estudo.

O Ácido Docohexaenóico, também chamado DHA, é um importante Ômega-3 envolvidos no desenvolvimento cerebral; estudos recentes em ratos constataram que o ácido é importante para a fertilidade masculina também. "O DHA é elevado nos testículos e no cérebro. Aprendemos que o DHA é realmente essencial para a formação de espermatozóides" afirma o pesquisador Manabu Nakamura, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign em declaração ao LiveScience. O ômega-3 é encontrado em peixes e em algumas algas.

Cabeças de cone

Em seus últimos trabalhos, Nakamura e seus colegas estudaram ratos sem uma enzima DHA-sintetase; os machos eram inférteis. A fertilidade voltou quando sua dieta foi suplementada com o ácido graxo.

Após estes resultados, o novo estudo observou como se desenvolve o esperma em camundongos deficientes. Os pesquisadores determinaram que o DHA desempenha um papel na formação de uma estrutura chamada acrossomo, a cabeça do espermatozóide. O acrossomo é uma estrutura pontiaguda, contendo enzimas que rompem as camadas exteriores do óvulo, permitindo que o esperma fertilize. "O acrossomo é um grande saco contendo grande quantidade de enzimas", disse Nakamura. "Quando o espermatozóide encontra o óvulo, o acrossomo libera enzimas e ajuda o espermatozoide a penetrar no óvulo”.

As formas do acrossomo quando muito pequenas (chamadas vesículas) fundem-se no interior do esperma. Essas bolhas mantém as enzimas do esperma para penetrar e fertilizar o óvulo. Quando eles se juntam, se fundem em uma longa folha membranosa na frente do espermatozóide, formando uma tampa, o acrossomo.

Sem DHA, esta fusão não acontece. Se as vesículas não se fundem, o acrossomo não se desenvolve e cessa a maturação do esperma. Neste ponto, os pesquisadores só observam espermatozóides com cabeça redonda, não as cabeças em forma de cone que correspondem aos espermatozóides saudáveis.

Deficiência de DHA

Os seres humanos e outros mamíferos são capazes de produzir o DHA a partir de outros ácidos graxos; a deficiência de DHA não é muito comum. Mas, se a enzima DHA está com defeito, poderia levar a problemas como a infertilidade. Baixos níveis sanguíneos de DHA têm sido associados à diminuição da fertilidade no passado; uma dieta rica em DHA pode esclarecer esses problemas de infertilidade. "Se o sistema endógeno está funcionando bem, os seres humanos podem sintetizar DHA o suficiente em seus corpos", disse Nakamura. "Mas alguns grupos [de pessoas] podem ter uma diminuição da capacidade de sintetizar DHA. Neste caso, os suplementos dietéticos podem ajudar”.

Os cientistas observam também outras partes do corpo para constatar como a deficiência de DHA afeta o cérebro e a função ocular.
Sáb, 14 de Janeiro de 2012 17:54
Paolla Arnoni
fonte:http://jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1326%3Aomega-3-e-vital-para-a-saude-e-producao-dos-espermatozoide

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.