domingo, 15 de março de 2009

Perigos para o rim: sal, dietas e anabolizantes

Fonte: BrasilWiki

Substâncias como o sal, o álcool , a proteína animal e os anabolizantes podem levar o rim à insuficiência causando a falência do sistema renal. - Foto: Fotosearch

Um recado e uma advertência para os mais idosos: o controle da pressão arterial é imprescindível para a saúde do sistema renal. Maus hábitos tais como a cervejinha nos fins de semana podem ser fatais. O chopinho durante o bate-papo com amigos pode ter um amargo preço no fim da vida.

Nenhum mal orgânico é mais sofrido e doloroso do que o distúrbio renal. As periódicas sessões de hemodiálise se tornam condição para o prolongamento da agonia. Até morrer a pessoa com insuficiência renal poderá passar por sofrimento ingente durante anos, mas não resistirá à falência do sistema renal.

Saúde UOL

O RIM EM PERIGO: SAL, ANABOLIZANTES E DIETAS

por Cida de Oliveira

Tudo o que contribui para elevar a pressão sangüínea pode afetar os rins. Por isso, o sal é o grande vilão. Como danifica vasos de todo o organismo, não poupa os que irrigam as unidades filtrantes, que vão sendo destruídas aos poucos. O máximo permitido por dia são 6 gramas, que equivalem a 1 colher de chá rasa. No entanto, o brasileiro exagera mesmo na dose - ingere nada menos do que o dobro!

A proteína animal, presente nas carnes e nos ovos, principalmente, também carrega a fama de inimiga dos rins. Isso porque não é excretada e sim devolvida à circulação. O excesso dela, portanto, vai exigir um esforço bem maior desse órgão - daí a grande chance de sobrecarga e dano renal.

Anabolizantes são verdadeiras bombas para o organismo como um todo. E com os rins não é diferente. Esses coquetéis, usados sem critério por quem deseja ganhar massa muscular rapidamente, elevam a quantidade de diversas substâncias no sangue, como frações de colesterol, por exemplo. Com mais sujeira para limpar, eles não dão conta da faxina. E tem ainda um outro risco: essas substâncias aumentam a pressão sangüínea, com todas as conhecidas (e nefastas) conseqüências para a saúde cardiovascular e a renal também, claro.

Criados por nefrologistas americanos, os isotônicos têm a função de repor líquidos e sais perdidos por atletas de alta performance durante treinos e competições. Afinal, com tanto esforço, a perda dessas substâncias é maior, o que debilita o organismo - daí a necessidade de reposição imediata. No entanto, pessoas que fazem atividade física normal, apenas para manter a saúde em dia, não têm por que repor o que não foi perdido. Agora, caso você tenha tido alguma indisposição com diarréias e vômitos, aí, sim, vale recorrer a essas bebidas, mas a quantidade deve ser indicada pelo seu médico.


Fonte
http://saude.abril.uol.com.br/edicoes/0298/medicina/conteudo_279131.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.