terça-feira, 17 de março de 2009

Saiba como evitar o mau hálito

Medidas simples, como escovação correta e raspagem diária da língua, resolvem cerca de 90% dos casos de halitose...

Ao contrário do que muitos pensam, o problema não é estomacal e ficar em jejum não o causa. Uma simples visita ao dentista pode resolver a questão, que provoca desde o isolamento social até a perda de oportunidades profissionais e pessoais

Tem coisa mais incômoda do que mau hálito? O problema, chamado também de halitose, é mais comum do que se imagina: estatísticas extra-oficiais mostram que 30% dos adultos convivem com o odor bucal. Na faixa etária dos 14 anos, 14% das pessoas sofrem com o mal; entre os 40 e os 65 anos esse número sobe para 47% dos indivíduos, enquanto 67% das pessoas acima dos 65 anos passam pelo problema. A dura verdade é que, em algum momento da vida, 100% das pessoas terão esse transtorno, ao menos ao acordar pela manhã...

Conforme conta o Dr. Willian Aguilar há muitos mitos envolvendo a halitose, mas a maioria dos casos é bem simples de se resolver. “Primeiro, é importante saber de onde vem o odor e qual é a sua causa. Depois, é só encontrar o tratamento adequado e segui-lo à risca”, comenta o dentista.

O que é a halitose

A halitose – ou mau hálito – é o odor desagradável emitido pela boca. Em 90% dos casos, esse mau cheiro é provocado pelo acúmulo de resíduos de alimentos na língua (chamado de saburra) que, se não forem removidos corretamente, fermentam, criam bactérias e liberam o enxofre. “É esta substância – o enxofre – que causa o cheiro ruim que sentimos”, diz Aguilar.

O dentista explica que 90% dos casos de halitose são causados pela boca. “Além do acúmulo de saburra, dentes cariados, periodontite, gengivite e placa bacteriana podem causar o odor”, diz. Os outros 10% podem estar ligados a doenças como o diabetes e insuficiências renal e hepática.

Ao contrário do que se pensa, dizer que a halitose vem do estômago é um mito. “O estômago possui válvulas que se fecham, permitindo apenas a passagem de eructação gástrica, o chamado arroto, e não odores. O mau hálito vem mesmo é da boca”.

Ficar em jejum também não causa mau hálito. “O que acontece é que a pessoa saliva menos e o alimento acumulado na língua fermenta, liberando o enxofre. Quando a pessoa come, saliva mais e a língua parece mais limpa”.

A quem a halitose ataca

Qualquer pessoa – independente da raça, idade ou sexo – pode ter halitose. Este transtorno ocorre muito mais pelos hábitos de higiene do que por alguma característica genética.

Como detectar o problema

Quem tem halitose geralmente não sabe que passa por este constrangimento. Isto porque o organismo humano ‘se acostuma’ com seus próprios odores e são pouquíssimas as pessoas que conseguem ser sinceras com quem tem mau hálito, informando a pessoa disso. Por isso, um indivíduo pode passar anos e anos sendo discriminado. “O isolamento social é terrível, já que o medo de abalar uma relação dificulta muitos diagnósticos”, diz Aguilar. Ele explica, porém, que uma simples visita ao dentista pode resolver a questão. “Se o problema for local, na boca, o tratamento será feito pelo dentista. Em 90% dos casos, a escovação mais intensa, o uso do raspador de língua e do fio dental resolvem o problema. Quando ele é sistêmico, ou seja, causado por doenças como o diabetes, o paciente é encaminhado para um especialista”, comenta.

Por Simone Valente / Cristina Thomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.