sexta-feira, 6 de março de 2009

Vilões ou mocinhos: alimentos para uma vida mais saudável


www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Monica Giacomini

Médico nutrólogo explica por que alguns alimentos ora são vistos como benéficos, ora como perigosos

Enquanto a medicina busca adequar a alimentação a favor da saúde, aparecem diversas informações sobre os benefícios e malefícios dos alimentos. Um dia, café faz mal. Em outro, pode auxiliar na concentração. O abacate, por exemplo, que era proibido nas dietas de emagrecimento, hoje ajuda a manter o colesterol bom e a eliminar o colesterol ruim. O chocolate, sinônimo de gordura, faz bem ao coração. Até o ovo, vilão para as pessoas com doenças cardiovasculares, é apontado como uma fonte rica em proteínas e vitaminas. Com tantas mudanças, a grande dúvida é como aliar tantas descobertas a uma dieta realmente saudável.

A dica é simples. Quase todos os alimentos, se produzidos e comercializados adequadamente, são benéficos para a saúde. Cada um exerce uma função importante e contribui para a boa nutrição do indivíduo. Por isso, o problema não está necessariamente no tipo de alimento, mas sim na forma como ele é consumido. "A receita de uma alimentação saudável é o equilíbrio. Todos os alimentos são importantes, desde que façam parte de uma dieta balanceada, para que todas as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados", esclarece o Dr. Paulo Henkin, médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Ele explica que as pessoas pecam pelo excesso - o que a nutrologia chama de erro alimentar.

Para os nutrólogos, os progressos nos estudos científicos são responsáveis por tantas mudanças. "Uma das áreas das ciências da saúde que mais apresenta avanços é exatamente a que envolve a alimentação e a nutrição. A todo instante surgem novas constatações e conclusões e, por consequência, novas orientações dos profissionais", justifica o médico nutrólogo. A ciência está em constante pesquisa, evolução e transformação. Inúmeros trabalhos estão em andamento em todo o mundo. Assim, na medida em que aparecem as novas tecnologias, associadas a um maior número de estudos, surgem novas conclusões.

A alimentação equilibrada é um dos principais responsáveis por uma vida longa e saudável, por isso a grande quantidade de pesquisas que relacionam hábitos alimentares e saúde. "Hoje é possível analisar cada substância e observar os efeitos no organismo. Felizmente agora sabemos que aqueles alimentos deliciosos, que antes eram proibidos, também têm sua parcela benéfica", aponta o Dr. Henkin. "A nutrologia tem papel fundamental na medicina no que diz respeito a orientar o ser humano para uma vida saudável. Enquanto estudos sérios divulgarem novos resultados, somos responsáveis por informar a população", completa o médico nutrólogo.


Veja alguns alimentos que causam dúvidas:

Chocolate: É considerado sinônimo de gordura e excesso de açúcar, mas os flavonóides presentes no cacau podem auxiliar no tratamento de pessoas com doenças cardiovasculares.

Ovo: Devido à grande quantidade de colesterol, era considerado muito prejudicial para as pessoas com problemas cardíacos. No entanto, o ovo é rico em proteínas, vitaminas lipossolúveis (que têm ação antioxidante) e, se consumido em quantidade adequada, pode proteger contra a arteriosclerose.

Abacate: Alimento que apresenta grande quantidade de calorias, por isso era eliminado das dietas de emagrecimento. Entretanto, é rico em diversos nutrientes como os óleos mono e poli-insaturados, que contribuem com a energia e melhoram os níveis de colesterol do organismo, ajudando a evitar doenças do coração, como o infarto.

Café: Em grandes quantidades provoca gastrite, elevação da pressão arterial e insônia. O consumo moderado auxilia na concentração e na memória e diminui o risco de doenças degenerativas. Tem efeito positivo no humor e apresenta melhoras em caso de depressão.

Sobre a ABRAN

A ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia - é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne 3.200 associados: médicos nutrólogos, cientistas, pesquisadores e profissionais na área de nutrição, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população.

Para contribuir ainda mais com a manutenção da saúde da sociedade brasileira, a Associação criou o Selo de Aprovação ABRAN, que atende às exigências do consumidor com relação à qualidade e segurança dos alimentos. Somente recebem o Selo de Aprovação ABRAN produtos que foram submetidos a critérios rigorosos de aprovação, encontrando-se de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério de Estado da Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.