quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Diabetes

Terra
Cirurgia é indicada para pacientes com diabetes tipo 2 e com Índice de Massa Corporal acima de 35
A tão temida cirurgia bariátrica, ou do estômago,  agora tem a concordância da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCB) também para tratamentos de diabetes. Documento assinado entre a entidade brasileira e a co-irmã norte-americana, com publicação prevista no American Journal of Surgery, trará a certificação dos benefícios que observados nos pacientes. Trata-se da melhora do quadro clínico, mesmo que não haja uma grande perda de peso.

O texto explica que a cirurgia bariátrica poderá ser indicada aos pacientes diabéticos tipo 2, dependentes de insulina e com IMC um tanto quanto elevado, ou seja, acima de 35. No caso das pessoas que possuam IMC (índice de massa corporal) entre 30 e 35, o tratamento, através da cirurgia, só será indicado àqueles que não conseguem controlar a doença por outros meios. Pacientes cujo IMC esteja abaixo de 30 que serão indicados à cirurgia. A comunidade médica ainda tem dúvidas sobre a realização da cirurgia. Uma delas diz respeito ao melhor momento para realizar a cirurgia.

Tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos, as sociedades de cirurgia concordam que esse procedimento  não deve ser a primeira alternativa terapêutica no controle da diabtes, pois é invasiva, traumática e envolve muitos riscos. Toda equipe afirma, claramente, que primeiro deve-se controlar a diabetes com mudanças de vida através de dietas, exercícios e tratamento medicamentoso, caso seja necessário. (Vanêssa Rocha Rego)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.