domingo, 13 de dezembro de 2009

Potássio na medida certa para saúde em forma

Potássio na medida certa para saúde em forma
A falta de potássio pode causar cansaço, cãibras e arritmias. Mas uma dieta variada, rica em fruta e legumes, fornece a quantidade necessária.
O potássio, cujo símbolo químico é o K (do latim "kalium"), faz parte dos nutrientes essenciais para o crescimento e manutenção do corpo. Regulariza o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea e a hidratação. Age ao nível das contracções musculares e estimula as células nervosas. Participa ainda no metabolismo celular, dos hidratos de carbono e das proteínas.  
Quando os níveis deste mineral são inferiores a 3,5 meq/l (miliequivalente por litro de sangue), surge uma carência (hipocaliemia ou hipopotassemia). Se for ligeira, não produz sintomas. Quando é mais acentuada, aparecem sinais como cansaço, reflexos diminuídos e debilidade muscular. Uma redução ainda maior, tratada com doses reduzidas de cloreto de potássio, pode causar arritmias. 
As disfunções renais e os distúrbios metabólicos, por vezes, conduzem a carências. Antibióticos, corticóides ou insulina, o uso indevido de diuréticos ou laxantes também reduzem a concentração. O mesmo se aplica a dietas muito restritivas, vómitos, diarreias abundantes e transpiração excessiva. 
Pelo contrário, o excesso (hipercaliemia) origina debilidade muscular e altera o ritmo cardíaco. Em casos graves, o doente tem de ser tratado no hospital. São administradas substâncias como o gluconato de cálcio, o bicarbonato de sódio ou uma mistura de glucose e insulina por via venosa. É ainda necessária uma alimentação pobre em potássio.  
Diuréticos poupadores de potássio, usados para tratar a hipertensão, contribuem para o excesso. A insuficiência renal, a diabetes mellitus e a doença de Addison, que se caracteriza pela produção insuficiente de hormonas da glândula supra-renal, também podem aumentar os níveis. 

Testes e conselhos sobre alimentação variada em www.deco.proteste.pt.
www.deco.proteste.pt |
808 780 050

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.