sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

TRANSFORME SEU CORPO E SUA SAÚDE EM 2010

Twitter - Orkut - RSS

www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Karina Martins
10-Dez-2009

Especialista da Sanavita ensina dicas para chegar ao peso ideal

A cada início de um novo ano pensamos quais serão nossas metas e objetivos a serem atingidos nos próximos 12 meses. O principal desejo para muitas pessoas se resume na palavra EMAGRECIMENTO. Principalmente após os exageros cometidos durante as festas de fim de ano, bate aquele sentimento de culpa aumentando ainda mais a vontade de perder os "quilinhos" a mais.

Que tal adotar novos hábitos em 2010? Pensando nisso, a doutora Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, dá algumas dicas de reeducação alimentar combinada com o uso de alimentos funcionais, que além de estimular a eliminação das gordurinhas indesejadas aumentará a autoestima. Afinal, somos aquilo que comemos!

"A reeducação alimentar vai muito além da perda de peso, pois estimula o organismo a permanecer em constante atividade diminuindo a produção de substâncias prejudiciais a saúde e aumentando aquelas que nos fazem bem como as endorfinas, hormônios responsáveis por nos deixar mais felizes e confiantes. Automaticamente nosso corpo, além de seguir uma dieta equilibrada, estará apto à prática de exercícios e cada vez mais disposto e animado para continuar, resultando consequentemente na perda de peso", explica a especialista.

Não acreditar em dietas que prometem emagrecimento e mudanças de hábitos sem nenhum esforço já é o primeiro passo para o sucesso desejado. Se o objetivo é mudanças duradouras, o importante é estar preparado para gastar mais calorias e comer menos.

Algumas mudanças que fazem a diferença na hora de emagrecer:

· Procure adotar uma alimentação fracionada composta de 4 a 6 refeições por dia;· Evite "beliscos" fora de hora;

· Troque leite e derivados gordos por desnatados/light;

· Consuma carnes magras e dê preferência a peixes e peito de frango todos grelhados, assados ou cozidos;

· Tire a fritura do seu cardápio;

· Substitua os doces por frutas e gelatina diet no lugar das sobremesas;

· Comece a refeição principal comendo saladas e verduras e somente depois vá para o prato principal;

· Aumente a ingestão de frutas;

· Tome pelo menos 8 copos de água por dia;

· Evite comer assistindo televisão, lendo revista, falando ao telefone ou fazendo qualquer outra atividade que possa distrair.

· Mantenha-se longe de alimentos "tentadores". Lembre-se: Longe dos olhos! Longe da boca!

· Não faça compras de estômago vazio. É mais fácil comprar compulsivamente quando se está com fome;

· Sirva-se com pequenas porções, e coma devagar, saboreando o alimento

Segundo a doutora Andrea Dario Frias, incluir o consumo de alimentos funcionais aliado aos novos hábitos de vida também auxilia muito no emagrecimento saudável.

A farinha de linhaça dourada, o colágeno hidrolisado em pó e os chás provenientes da Camellia sinensis são algumas opções que ajudam no equilíbrio corporal.

"A farinha de linhaça dourada é rica em fibras e outras substâncias essenciais para a saúde como o ômega 3. Suas fibras garantem saciedade por vários fatores. Estimulam a mastigação, atrasam o esvaziamento gástrico e aumentam o hormônio colecistoquinina, que promove a saciedade e controla a fome", explica a doutora.

Já o Colágeno Hidrolisado é uma proteína que além de atuar beneficamente na saúde da pele, ajuda a promover saciedade. "As pesquisas mostram que a ingestão diária do colágeno hidrolisado, entre 8 a 10g/dia segundo os estudos, garante firmeza, hidratação e elasticidade da pele, além de diminuir a sensação de fome por induzir a liberação de hormônios intestinais como o glucagon e PYY que controlam o apetite", diz Andrea.

Os famosos chás verde, branco, vermelho e amarelo, todos derivados da planta Camellia sinensis, são também ótimos exemplos de alimentos que podem ser utilizados com sucesso em planos de reeducação alimentar e perda de peso. Eles apresentam em sua composição substâncias antioxidantes e cafeína que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e aceleram o metabolismo. "Isto ocorre porque além do efeito diurético, tais substâncias apresentam propriedades termogênicas, ou seja, aumentam as taxas pelas quais as calorias são queimadas e aceleram a oxidação de gorduras" finaliza.

É importante não esquecer também que a prática de exercícios físicos deve ser incorporada no nosso cotidiano da mesma forma que adotamos hábitos de sobrevivência. Em um programa para perda de peso, os exercícios físicos são as cápsulas de entusiasmo[14]

que o corpo e a mente precisam para recuperar e manter a saúde. E lembre-se, desanimar jamais!

Doutora Andrea Dario Frias é coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, PhD em nutrição e atua na pesquisa e desenvolvimento de alimentos especiais e funcionais, possuindo vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e é conselheira científica da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.