terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alimentos ricos em sódio

O sódio é um nutriente importante para a saúde do ser humano mas quando consumido em excesso pode ser prejudicial à saúde.
Ao comer determinados alimentos você já ingere sódio porque existem alimentos que naturalmente já têm esse nutriente.

Apesar de muitos alimentos serem ricos em sódio, a maior ingestão de sódio é feita devido ao consumo de sal de cozinha (sal comum). Sendo o sal de cozinha (sal comum) a principal fonte de sódio deve-se fazer atenção quando se adiciona sal no preparo das refeições.

Sódio vs Saúde & Retenção de líquidos:
Como já referi, o sódio é um mineral importante para a saúde, permite o bom funcionamento cerebral e ajuda a controlar as funções vitais.
Quando ingerirmos, continuamente, uma quantidade excessiva de sódio, os níveis de pressão arterial podem subir (hipertensão), aumentando significativamente as probabilidades de infarto ou enfarte (coração) e de AVC (acidente vascular cerebral - cérebro). Altos níveis de sódio no organismo humano aumenta ainda a probabilidade de outras doenças, como disfunções renais e cancro/câncer gástrico.


Atenção ao adicionar sal de cozinha às comidas O sal de cozinha é uma boa fonte de sódio


Um outro aspeto negativo é que o sódio proporciona a retenção de líquidos. Se você faz uma dieta alimentar para perder peso e/ou para evitar a retenção de líquidos deve não só fazer atenção ao sal de cozinha que adiciona nas comidas como deve conhecer bem quais são os alimentos ricos em sódio.


Consumo diário recomendado de sódio:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa adulta deve consumir diariamente e no máximo, 2,4 gramas de sódio.
Em termos práticos, um adulto deve consumir no máximo 5 gramas de sal de cozinha por dia, ou seja uma colher de chá de sal, o que equivale aos 2,4 gramas de sódio.

Alimentos ricos em sódio:
Diariamente as pessoas ingerem alimentos ricos em sódio e como tal, devem fazer atenção ao sal de cozinha que adicionam no preparo das refeições para que não exista consumo elevado ou excessivo de sódio.
Vamos então conhecer os alimentos que são ricos em sal.

Alimentos ricos em sódio | Alto teor de sódio:
- Sal de cozinha | Sal comum.
- Macarrão instantâneo.
- Lasanha congelada.
- Caldo de carne.
- Caldo de galinha.
- Presunto.
- Mortadela.
- Salame.
- Chouriço.
- Salgadinhos em geral (Batatas fritas de pacote, amendoins salgados, castanha de caju salgada, etc).

Mais Alimentos ricos em sódio:
- Azeitonas.
- Sopas instantâneas, desidratadas.
- Queijos salgados (mussarela, parmesão, provolone).
- Shoyu
- Molho barbecue.
- Molho inglês.
- Molhos para saladas.
- Mostarda.
- Maionese.
- Ketchup | Catchup.
- Manteiga com sal | Margarina com sal.
- Bebidas gaseificadas.

Existem muitos mais alimentos ricos em sódio, para conhecer mais alimentos ricos em sódio deixo-lhe aqui uma lista com os 100 alimentos ricos em sódio (do site MdeMulher):

Créditos do artigo "Alimentos ricos em sódio":
Imagens: Revista "Santé Revue".
Texto e alimentos ricos em sódio: baseado no artigo francês da revista Revista "Santé Revue".
Ranking de 100 alimentos cheios de sódio: Site "MdeMulher".

fonte:http://dieta-alimentar.blogspot.com.br/2013/11/alimentos-ricos-em-sodio.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.