terça-feira, 19 de novembro de 2013

Carboidratos apodrecem seu cérebro. São assassinos cerebrais silenciosos, afirma neurologista


Os hidratos de carbono estão apodrecendo nossos cérebros e contribuindo para o Alzheimer, afirma um neurologista americano.

David Perlmutter, da Flórida, acredita que até mesmo os “bons” carboidratos, como grãos, estão afetando severamente nossos cérebros.

A nossa dieta moderna está aumentando não só os riscos de demência, mas contribuindo para a depressão, epilepsia e dores de cabeça.

Segundo ele, em vez de mastigarmos trigo, carboidratos e açúcar (o que ele chama de assassinos silenciosos do cérebro), deveríamos retroceder a dieta dos nossos antepassados e comer mais carne e gordura.

Ele relatou suas conclusões na revista Forbes ao lançar seu livro A Verdade Surpreendente Sobre o Trigo, Carboidratos e Açúcar – em tradução livre. “Devemos ingerir 75% de gordura em nossa dieta, manter a taxa de proteínas em 20% e ingerir apenas 5% de carboidratos”, afirmou.

Ele ainda comentou que os genes humanos têm evoluído ao longo de milhares de anos para lidar com um alto teor de gordura e, apesar disso, nós comemos o oposto: “Essa ideia de teor de gordura tem sido martelada em nossas cabeças e barrigas. É completamente fora de base e profundamente responsável pela maior parte dos nossos males modernos”.


Acrescentou ainda que: “As pessoas têm distúrbios do cérebro e, em seguida, me pergunto qual seria a bala mágica para curar isso. Elas querem tratar os sintomas, não o problema subjacente. Na verdade, a dieta e o estilo de vida desempenham um papel enorme no destino da saúde de uma pessoa”.

Sua investigação pessoal demonstrou que uma dieta rica em hidratos de carbono pode aumentar o risco de demência. Um estudo, publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, mostrou que as pessoas idosas que comeram muito carboidrato ao longo da vida tiveram 3 vezes mais chances de desenvolver transtornos cognitivos leves – o que está diretamente associado com o risco de demência.

As pessoas que comeram maiores quantidades de gorduras “boas”, encontradas em nozes e óleos saudáveis, tiveram 42% menos probabilidade de problemas cognitivos. O autor, o professor Rosebud Roberts, do departamento de epidemiologia da Clínica Mayo, disse: “A alta ingestão de carboidratos pode ser ruim para você. Isso porque os carboidratos afetam o seu metabolismo, especialmente a glicose e a insulina”.

Ele acrescentou ainda que níveis elevados de glicose afetam os vasos sanguíneos do cérebro e estimulam o desenvolvimento de placas amilóides beta, proteínas tóxicas e destrói a saúde do cérebro. Tais características são encontradas em pessoas com Alzheimer. Acredita-se que as placas amilóides são as principais causadoras da doença.

No entanto, outros médicos rebatem o Dr. Perlmutter e afirmam que uma dieta riquíssima em gordura tem também seus próprios riscos, como doenças no coração.

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/mente/3212-carboidratos-apodrecem-seu-cerebro-sao-assassinos-cerebrais-silenciosos-afirma-neurologista
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.