sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Iogurte: benefícios em colheradas

O iogurte também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. (Foto: iStock)

Pode ser que poucos saibam, mas o iogurte contém nutrientes importantes para a manutenção da saúde corporal. Cabem em um copinho carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B, e minerais, como o zinco e o cálcio. Se você já faz uso dele, parabéns. Se não faz, mudará de ideia depois que ficar por dentro das maravilhas que essa iguaria milenar é capaz.

De acordo com a nutricionista da Yogoothies, Caroline Scherrer, o iogurte - leite que sofre fermentação - é um alimento saudável e nutritivo. "Ele traz diversos benefícios, como fornecimento de energia, renovação dos tecidos corporais, fortalecimento do sistema imunológico, ação antioxidante, proteção das células nervosas e do sangue", explica.
O cálcio contido no iogurte merece uma observação. Além de participar dos processos de estruturação dos ossos e dentes, impulsos nervosos, contrações musculares e coagulação do sangue, ele também tem sido relacionado à perda e manutenção do peso corporal. "Ele possui capacidade de interferir no desenvolvimento das células de gorduras e de impedir a absorção de parte da gordura proveniente das refeições", diz a especialista.

Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por causa da vitamina A e do zinco. "Os iogurtes que contém microrganismos probióticos, além de conter esses nutrientes, também são capazes de reduzir infecções e melhorar a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da saúde", ressalta Caroline.
Mas tenha cuidado ao comprar. Nem todos são probióticos. "Os Lactobacillus delbrueckii e os Streptococcus salivarius, microrganismos mais utilizados na fabricação do iogurte, não possuem efeitos probióticos cientificamente comprovados. Porém, muitos iogurtes sofrem a adição de outros microrganismos, tais como o Lactobacillus casei e o Bifidumbacterium animalis, por exemplo, que são capazes de chegar vivos ao intestino, o que garante a sua ação probiótica", revela a nutricionista.

E, vamos combinar? Quando o intestino funciona bem tudo melhora, até o humor. "Isso acontece porque os microrganismos presentes neste alimento são capazes de inibir a proliferação de bactérias causadoras de infecções gastrointestinais e capazes de fazer com que o nervo que conecta o intestino ao cérebro transmita sinais causadores de sensações como medo e ansiedade", explica.
Para colher os benefícios, o consumo deve ser regular. "Ele é um alimento pertencente ao grupo de laticínios. Em média, a ingestão diária recomendada de alimentos deste grupo é duas a três porções, o que equivale de duas a três xícaras de leite ou iogurte, ou a 40 g de queijo branco", ensina Caroline.

Versátil, é possível utilizar o iogurte em vários preparos, conforme sugere a nutricionista. "Pode ser utilizado como ingrediente para preparação de diversas receitas doces ou salgadas, além de ser utilizado in natura de diversas maneiras. Seu consumo pode ser incorporado aos cereais e grãos, o que além de ser uma combinação saborosa, também fornece maior quantidade de nutrientes essenciais para a manutenção das funções corporais e de energia para a realização de atividades físicas", observa.
A especialista também ressalta que as frutas são uma boa opção de combinação e perfeitas para incrementar o iogurte nos dias mais quentes. "O ideal é sempre intercalar as variações para garantir a ingestão de uma maior diversidade de nutrientes e impedir que o consumo diário do iogurte não se torne enjoativo", ressalta.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/iogurte-benef-cios-em-colheradas-113600139.html
Por Carolina Mouta | Yahoo Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.