terça-feira, 26 de novembro de 2013

Como baixar o Colesterol de forma natural

Depois da primeira parte de mostrarmos como poderá baixar de forma natural os níveis do seu colesterol, segue o segundo artigo.

Baixar o colesterol de forma natural
Se gosta de comer nozes, acrescente-as aos cereais ou introduza-as nos “muffins” ou nos crepes, ou ainda noutros pratos mexidos ou salteados ao lume.

Um estudo demonstrou que as nozes permitem reduzir as taxas de colesterol no sangue em 10% ou mais do que um regime alimentar já fraco em substâncias gordas e em colesterol.

Embora as nozes sejam ricas em gorduras, estas gorduras são todavia poli-insaturadas e fazem baixar a taxa de colesterol.

As nozes constituem igualmente uma excelente fonte de ácido linolénico n-3, um ácido gordo essencial. Os cientistas estão de acordo ao afirmar que as avelãs e as amêndoas também têm por efeito fazer baixar as taxas de colesterol. Deve, no entanto, ter o cuidado de reduzir o consumo de outras substâncias gordas, uma vez que terá de ter em conta as calorias existentes na noz.

Até um pouco de chocolate é permitido, desde que controlado
Alguns estudos revelaram que a principal gordura saturada contida no chocolate, o ácido esteárico, não tem qualquer efeito sobre as taxas de colesterol.

Segundo um outro estudo, não foi observada qualquer elevação da taxa de colesterol LDL. Foi mesmo constatada uma subida da taxa de colesterol HDL, depois de se ter substituído por uma tablete de chocolate a refeição muito açucarada que fazia parte de um regime alimentar pobre em substâncias gordas e em colesterol.

No entanto, o chocolate é rico em substâncias gordas e em calorias. Coma-o, portanto, com moderação.

Evitar gorduras colesterol

Tenha atenção à cor do vinho
Se gosta de beber, de vez em quando, um copo de vinho às refeições, não há qualquer razão para que não o faça, sobretudo se beber vinho tinto.

A fraca prevalência de doenças cardíacas em certas regiões de França, apesar de uma alimentação rica em substâncias gordas, levou os investigadores a debruçar-se sobre a questão do vinho. Parece que alguns ingredientes não alcoolizados no vinho tinto impedem o organismo de produzir colesterol LDL, aumentando a taxa de colesterol HDL.

Considera-se “dose moderada”, um copo de 144 ml por dia, para uma mulher, e dois copos para um homem. Mas, se nunca bebeu álcool, não é necessário começar agora. O consumo de álcool pode igualmente provocar vários efeitos secundários nefastos.

Por outro lado, pelo menos em um estudo, foi demonstrado que o sumo de uvas vermelhas apresentava as mesmas propriedades benéficas que o vinho tinto.

Atreva-se a “tresandar” a alho
Foi demonstrado, em várias circunstâncias, que, nas pessoas cuja taxa de colesterol era normal ou elevada, o alho tinha por efeito reduzir a taxa de colesterol. O alho pode igualmente fazer subir as taxas de colesterol HDL.

Além disso, é eficaz contra as doenças do coração, uma vez que dilata os vasos sanguíneos, faz baixar a tensão arterial e torna o sangue mais fluído, e, eventualmente, evita de se depositar no interior das artérias.

Se o cheiro o incomoda, experimente o alho em cápsulas. As cápsulas de alho revelaram-se tão eficazes como os dentes de alho cozidos ou crus.

A niacina: funciona, mas atenção!
A niacina, chamada também B6 ou PP é reconhecida por baixar a taxa de colesterol total e por aumentar a taxa de lipoproteínas de alta densidade (HDL).

Trata-se de um dos medicamentos redutores de colesterol mais acessíveis e mais eficazes. Mas, quando tomado sem a orientação de um médico, pode apresentar os seus riscos. Doses elevadas para baixar a taxa de colesterol revelaram-se, efectivamente, nocivas porque fazem subir a taxa de açúcar no sangue e causam perturbações no fígado.

Assim, um estudo demonstrou que os problemas de fígado sobre- vinham com doses de 1500 mg por dia. Se a sua taxa de colesterol é muito elevada, pergunte ao seu médico o que pensa acerca deste tratamento.

A vitamina E parece prometedora
Estudo após estudo, foi possível demonstrar os efeitos preventivos da vitamina E sobre o colesterol, mesmo sobre as taxas de HLD, e sobre os riscos de se ter uma crise cardíaca.

Ao que parece, é possível tomar doses que vão até 800 unidades internacionais (UI) sem perigo, embora 100 UI sejam suficientes para produzir um efeito benéfico. Isto é mais do que poderia fornecer-lhe uma dieta isolada.


Vários cientistas são de opinião que serão ainda necessários estudos a longo prazo e em grande escala para demonstrar a não-toxicidade de doses maciças de vitamina E.

O cálcio pode ajudar
No âmbito de um estudo, a taxa de colesterol total e de colesterol HDL de 56 pessoas que receberam um suplemento de carbonato de cálcio aumentou em 4%. Elas tinham tomado 400 mg de cálcio três vezes por dia. Não foi verificado qualquer efeito secundário.

Abuse das fibras
Há alguns anos, verificou-se uma corrida generalizada ao farelo de aveia, depois de alguns estudos haverem revelado que ele reduzia de forma drástica as taxas de colesterol. Os estudos posteriores viriam, no entanto, a dar resultados mais modestos.

Não obstante, os investigadores estão, de uma maneira geral, de acordo ao afirmar que as fibras solúveis – como a que se encontra no farelo de aveia – contribuem para fazer baixar o colesterol LDL.

Entre as outras fontes de fibras solúveis conta-se a cevada, o feijão, bem como inúmeros frutos e legumes. Estes alimentos são igualmente pobres em substâncias gordas. O psyllium, uma outra fibra solúvel, pode mesmo fazer subir a taxa de colesterol HDL.

Mantenha-se em movimento
Foi provado que o exercício físico pode fazer baixar a taxa de colesterol LDL e aumentar a taxa de colesterol HDL. Mas o exercício físico, por si só, não é suficiente para realizar este golpe de mágica. As pessoas que, apesar de tudo, continuam a seguir uma alimentação rica em substâncias gordas ou que aumentam de peso, não beneficiarão tanto dos efeitos positivos do exercício físico – neste caso, a redução das taxas de colesterol.

Contudo, os exercícios cardiovasculares (marcha, jogging, natação, ciclismo e ski de fundo), bem como a musculação (levantamento de pesos, etc.) contribuem para equilibrar a taxa de colesterol.

Uma análise de onze estudos acerca do treino com pesos e halteres revelou que este tipo de exercício físico permitia reduzir a taxa de colesterol LDL em 13% e aumentar as taxas de colesterol HDL em 4%.

Se tem por hábito treinar com pesos e halteres, utilize pesos ligeiros e repita os movimentos várias vezes.

Experimente a vitamina C
Foi constatada uma relação entre as carências em vitamina C e as reduzidas taxas de HDL. Aumentar o consumo de vitamina C poderá permitir estabilizar a taxa de HDL, ou de “bom” colesterol.

fonte: http://receitasremediosnaturais.com/bem-estar/baixar-o-colesterol-de-forma-natural
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.