sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Emagreça com saúde nesse verão consumindo alimentos diuréticos

Quer emagrecer, ficar linda nesse verão e arrasar no biquíni? Então aposte nos alimentos diuréticos e tenha muito mais saúde e qualidade de vida.

Um problema típico do verão
A retenção de líquidos é um problema que assombra muitas mulheres. Principalmente no verão, quando a sensação de inchaço incomoda mais, algumas dicas são super bem-vindas para amenizar esse mal.

Da-lhe diuréticos!
"O consumo dos alimentos diuréticos no dia a dia é de grande ajuda nesse processo, pois eles vão facilitar o funcionamento dos rins - principalmente na filtragem da linfa, que carrega as toxinas para fora do organismo. Isso ajuda na eliminação de impurezas pela urina, combatendo o inchaço e fazendo com que a resposta à dieta seja melhor", explica a nutricionista funcional da clínica Nutrindo Ciclos (RJ), Gabriela Soares Maia.

Consulte um médico
Segundo a especialista, também é sempre bom procurar um profissional de saúde, para saber a origem dessa retenção: se é hormonal, se a alimentação está rica em sódio, pelas varizes ou se existe algum outro problema. "Consulte sempre um médico para que se tenham melhores orientações para a amenização do quadro", orienta.

Lista do bem
Confira agora alguns alimentos diuréticos que irão livra-la do inchaço e ainda fortalecerão sua saúde:

Frutas: melão, melancia, abacaxi, maracujá, limão e morangos (de preferência orgânicos).

Verduras e legumes: agrião, aspargo, salsa, salsão, coentro, berinjela, abóbora, beterraba, chuchu, tomate, alface, alcachofra, rúcula e almeirão.

Chás: cabelo de milho, chapéu de couro, erva doce, hibiscus, hortelã e salsaparrilha.

Temperos: alecrim, orégano e manjericão.

A lista negra
Certos compostos de sódio (um dos principais vilões do inchaço) são encontrados em produtos diversos e insuspeitos. Fique de olho!

- Bicarbonato de sódio e fosfato de sódio no fermento em pó.

- Glutamato monossódico (realçador de sabor) onipresente em sopas industrializadas, biscoitos, molhos, massa de tomate.

- Alginato de sódio (espessante) em sorvetes e achocolatados.

- Benzoato de sódio (conservante) em frutas desidratadas como passa, damasco, figo.

Hábitos que fazem a diferença
- Diminua o sal da alimentação porque ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.

- Prefira o sal marinho em vez do sal refinado. Uma boa dica é comprar sal grosso e moer no liquidificador junto com.alguma erva desidratada, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.

- Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre sucos de limão e melancia, água de coco e chás diversos.

- Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação permitir.

- Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio. Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bem vindas.

Receitas que afinam!

Smoothie diurético de banana e morango

Ingredientes
1 banana média em rodelas;
1 e ½ xíc. (chá) de morangos fatiados;
1 xíc. (chá) de gelo triturado;
½ xíc. (chá) de leite desnatado;
½ xíc. (chá) de água;
1 pote (200 ml) de iogurte de morango desnatado e zero açúcar;
1 col. (sopa) de mel;
1 col. (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparo
Arrume as rodelas de banana e as fatias de morango em uma assadeira e leve-as ao freezer. Deixe congelar somente até que fiquem sólidas. Retire e use-as imediatamente. No liquidificador, bata o gelo triturado, o leite, a água, o iogurte, o mel, a baunilha e as frutas. Processe até obter um creme homogêneo.

Rendimento: 2 copos
Calorias por copo: 215

Suco diurético de talos de agrião com limão

Ingredientes
Talos de ½ maço de agrião;
Suco de 2 limões;
Água suficiente para completar 1 litro de suco;
5 col. (sopa) de açúcar mascavo.

Modo de preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Coe e sirva em seguida.

Rendimento: 8 copos
Calorias por copo: 84

Então, preparada para "encarar o verão" com um corpinho enxuto e definido? Com essas dicas e receitas ficou fácil né? Como já foi mencionado acima consulte um médico e também um nutricionista para saber qual o melhor tratamento e dieta para você. Aí é só curtir os dias mais quentes e ensolarados do ano!

Fonte: Revista Corpo a Corpo, www.buscasaude.com.br
imagem:www.suplementosbrasil.org
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.