quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cacau e seus benefícios

Chocólatras: a maravilha tem consumo liberado. (Foto: iStock)

Quem foi que disse que chocolate é ruim para a saúde? A medicina vem na contramão dessa afirmativa e prova que não é bem assim. O cacau, principal ingrediente do bom chocolate, traz inúmeros benefícios para a saúde como um todo.

O fruto possui fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como fósforo, potássio, cálcio, zinco e magnésio. Estudos da Universidade de Linkoping, na Suécia, demonstram que o cacau pode ser usado no tratamento e controle de ataques cardíacos e hipertensão. Catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados no cacau, seriam as responsáveis por inibir uma enzima conhecida por elevar a pressão arterial e desencadear quadros cardiovasculares.

Juliana Dantas, nutricionista do Hospital do Coração de São Paulo, explica que o cacau - sem aditivos de conservantes ou açúcares - esbanja antioxidantes que realmente podem auxiliar na prevenção e tratamento de doenças do coração e diabetes. "Os flavonóides presentes no cacau apresentam efeito anti-inflamatório, vasodilatador, além de inibir a agregação plaquetária podendo contribuir no tratamento", avalia.
O cacau também se incumbe de dar um "chega pra lá" no mau humor. E lá estão eles novamente: os flavonóides. "Eles estimulam a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e também eleva os níveis de serotonina, hormônio associado ao prazer, contribuindo para a melhora do humor", observa Juliana.

Cacau também faz bem para o sistema nervoso e para a memória. Os mesmo flavonóides que dão uma mãozinha para o humor também agem em outras partes do corpo. "Eles podem melhorar as funções cognitivas, devido um efeito sobre a oxigenação cerebral", esclarece Juliana.
E saiba que o fruto pode agir como um filtro solar natural! Pois é! A boa concentração dos polifenóis neutralizam a ação dos radicais livres gerados pela radiação. Isso protege a pele do envelhecimento precoce e, consequentemente, do câncer. Mas não é para sair passando nada no corpo. A ação é pela ingestão regular, viu? Outro feito do cacau: cientistas da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram que as procianidinas presentes nele possuem propriedades que guardariam as células intestinais das degenerações dos tumores.
As células nervosas também são auxiliadas por outro composto do cacau, a epicatequina. Entre outras coisas, isso reduziria danos cerebrais após acidente vascular cerebral, conforme comprovou estudo da universidade americana Johns Hopkins.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/cacau-e-seus-benef-cios-113600604.html
Por Carolina Mouta | Yahoo Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.