segunda-feira, 10 de março de 2014

Conheça cinco mitos sobre a cafeína e saboreie seu café com saúde

Uma xícara de café quentinho e saboroso é tudo de bom né? Qual brasileiro não aprecia essa bebida? Mas será que o café faz bem ou mal? 

Confira abaixo cinco mitos sobre a cafeína e saboreie seu cafezinho sem dor na consciência.

Cinco mitos sobre a cafeína

1: A longo prazo, o consumo só faz mal - falso
Esse mito existe, em parte, porque os fumantes, que metabolizam a cafeína duas vezes mais rapidamente do que os não fumantes, bebem mais café. E eles têm mais problemas de saúde. Mas é a nicotina - e não a cafeína - a culpada.

2: Muda a química corporal - verdadeiro
A cafeína é um estimulante natural, e 250 mg da substância (mais ou menos 2 xícaras grandes) triplica a quantidade de adrenalina na corrente sanguínea, aumentando a frequência respiratória. No seu cérebro, a cafeína detém a adenosina, substância química que relaxa seus nervos e sinaliza a necessidade de dormir. Ela também aumenta os níveis de dopamina, estimulando centros de prazer. "Assim, a cafeína tem a habilidade mágica de fazer você se sentir alerta e relaxada", diz Ernesto Illy, bioquímico italiano e fundador da marca Illy Caffe.

3: Me deixa mais esperta - verdadeiro
Uma xícara de café antes de preencher sua avaliação no trabalho não é uma má ideia. "A cafeína ativa o sistema nervoso central, a deixa mais acordada e facilita os processos de memória e atenção", afirma Bruno Mioto, cardiologista do Incor, em São Paulo. "Um estudo brasileiro com crianças em idade escolar mostra que as que consumiam café com leite apresentavam um aproveitamento melhor." Outro exemplo: quando uma equipe da Marinha americana, privada de sono, recebeu duas xícaras de café, apresentou melhora de 60% nos estados de alerta e vigília, no aprendizado e na memória.

4: Melhora meu treino - verdadeiro
Sem a cafeína você não apenas fica mais lenta mentalmente como também fisicamente. "Ela aumenta a quantidade de agentes ergogênicos, que otimizam o desempenho físico", diz Mioto. "Estudamos o consumo de café em grupos diferentes: quem realiza o teste caminha na esteira por mais tempo." Com ela, você pode se exercitar entre 10 e 15% a mais. "A cafeína pode ter efeito analgésico, que aumenta a resistência e reduz a fadiga muscular", afirma a nutricionista Isabella Correia, da Clínica Patricia Davidson Haiat. "Antes de se exercitar, basta uma xícara."

Mas cuidado: um estudo publicado no "Journal of the American College of Cardiology" mostra que a cafeína pode diminuir o fluxo sanguíneo para o coração durante os exercícios. O contrário do que deveria ocorrer para que o órgão, assim como os músculos e o cérebro, receba oxigênio suficiente.

5: Causa pressão alta - falso
O periódico científico "Journal of the American Medical Association" relatou recentemente que a cafeína não causa risco de hipertensão. "Ela pode até aumentar um pouquinho a pressão arterial e a frequência de batimentos cardíacos, mas esse efeito parece desaparecer com o consumo crônico de café", diz Mioto. "Evite apenas o consumo esporádico: quem não está acostumado a consumir e toma três ou quatro xícaras para ficar acordado para uma prova só vai ter efeitos indesejáveis." Nesse caso, o café pode funcionar como um gatilho para arritmia e dor no peito.

"Mas não há nenhuma evidência até o momento de que a cafeína possa se relacionar com problemas cardíacos", afirma Henrique Canosa, cardiologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Hum! Agora dá para degustar aquela xícara de café quentinho sem "dor na consciência! Com esse friozinho não há nada melhor! Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

M de Mulher,Women´s Health
fonte:http://www.guiadanutricao.com/2013/04/mitos-cafeina-cafe-saude.html
por Márcia
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.