terça-feira, 11 de março de 2014

O melhor momento do dia para tomar café (cientificamente falando)

Acredite se quiser, tomar uma xícara de café pela manhã pode não ser uma boa ideia – pelo menos entre 8h e 9h30.

Nesse intervalo, os níveis de cortisol (hormônio ligado ao nosso estado de alerta) estão altos. “Um dos princípios-chave da farmacologia é o de usar uma substância quando ela é necessária (embora eu tenha certeza de que alguns cientistas questionem se a cafeína é)”, lembra Steven Miller, pós-doutorando em neurociência. “Do contrário, nós podemos desenvolver tolerância a uma substância ministrada na mesma dose. Em outras palavras, a mesma xícara de café pela manhã terá um efeito menor”.

Não é à toa que muita gente sente como se a quantidade de café que consome já não é o bastante para espantar o sono e a preguiça.
Sendo assim, com base em diversos estudos de farmacologia e metabolismo, Miller recomenda que você tome café entre 9h30 e 11h30 da manhã, quando seus níveis de cortisol estão (a princípio) baixos.

Também é melhor evitar a cafeína entre 12h e 1h da tarde, e entre 5h30 da tarde e 6h30 da noite, quando ocorrem picos de cortisol no sangue.
Naturalmente, isso pode variar de um organismo para outro, mas vale a pena ficar de olho na orientação. [LifeHacker; NeuroscienceDC]

imagem:www.vocerealmentesabia.com
Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.