segunda-feira, 10 de março de 2014

Conheça os dez alimentos que combatem o mau colesterol e protegem a saúde do coração

As doenças cardiovasculares são responsáveis por 300 mil mortes no Brasil e cerca de 17 milhões de mortes no mundo, segundo dados do Ministério da Saúde. A alteração no nível de colesterol é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto e derrame.

Para se ter uma noção, estima-se que 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se as taxas de colesterol estivessem controladas. Por isso, nós vamos te ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada e mostrar quais são os alimentos capazes de combater esse mal.

Para ficar mais claro, o colesterol é um tipo de gordura encontrada em todas as células do nosso corpo e circula pelo sangue por meio do LDL (colesterol 'ruim') e do HDL (colesterol 'bom'). O aumento do nível de LDL pode causar entupimento das artérias e provocar enfarto ou derrame. Por isso é importante ficar atento.

Geralmente, essa doença está associada a pessoas obesas e com muita gordura abdominal, mas o fato é que quem é magro, mas é sedentário ou se alimenta mal não está livre do problema.

Por isso, cuidar da alimentação e praticar exercícios regularmente pode ajudar muito. "A prática de atividade física aumenta o HDL, a fração boa do colesterol, que retira o ruim das artérias", explica a nutricionista Eliane Romantini.

Mas além da prática regular de atividade física, investir em uma alimentação equilibrada também ajuda a controlar os níveis do "colesterol ruim" e estimular a taxa de colesterol "bom". Confira abaixo quais são os dez alimentos que prometem combater o LDL.

Conheça os dez alimentos que combatem o mau colesterol e protegem a saúde do coração

1- Carnes magras grelhadas ou assadas: prefira sempre as opções de carnes que não são fritas e que não tenham gordura aparente.

2- Carnes brancas e peixes: substitua, sempre que possível, as carnes vermelhas por carnes brancas e peixes.

3- Leites e iogurtes desnatados: dê preferência às versões desnatadas de leites e iogurtes no lugar das integrais.

4- Frutas: consuma muitas frutas, porque são ricas em fibras, que atrapalham a absorção de colesterol no intestino.

5- Vegetais, verduras e legumes: assim como as frutas, também são ricas em fibras, que atrapalham a absorção de colesterol no intestino.

6- Cereais, aveia, arroz e pães integrais: prefira as versões integrais dos alimentos, porque contêm fibras, que atrapalham a absorção do colesterol no intestino.

7- Suco de uva e vinho tinto: os derivados da uva aumentam o HDL, colesterol bom, portanto, consuma bastante suco de uva e, no máximo, uma taça de vinho tinto por dia.

8- Azeite e óleos vegetais: eles são capazes de reduzir as taxas de colesterol ruim.

9- Castanhas, nozes e soja: também reduzem as taxas de colesterol ruim.

10- Queijo branco: os queijos amarelos são muito gordurosos, portanto substitua-os pelas opções mais magras, como queijos brancos.

Valores de referência dos níveis de colesterol

Vamos agora observar os valores aceitáveis de colesterol no sangue considerando-se a idade de cada pessoa.

Colesterol bom (HDL)
O valor ideal do colesterol bom (HDL) no sangue deve ser igual ou superior a 60 mg/dl.O colesterol bom (HDL) é considerado baixo quando é menor que 40 mg/dl para homens e menor que 50 mg/dl para mulheres.

Colesterol ruim (LDL)
O valor ideal do colesterol ruim (LDL) no sangue deve ser menor que 100 mg/dl;
Valores entre 160 a 189 mg/dl já é considerado alto e valores iguais ou superiores a 190 mg/dl já é considerado muito alto.

Colesterol total
200 mg/dl (até 29 anos);
225 mg/dl (dos 30 aos 39 anos);
245 mg/dl (dos 40 aos 49 anos);
265 mg/dl (acima de 50 anos).

Valores iguais ou superiores a estes são classificados como colesterol alto.

Atenção: Exclua do cardápio margarinas duras, bolachas recheadas, creme de leite e chantily. Também é de suma importância fazer exame de colesterol uma vez ao ano á partir dos 25 anos.

Faz-se necessário enfatizar que essa tabela de referência é passível de erro e que cada pessoa precisa conversar com seu médico para juntos definirem o "colesterol ideal" Dessa forma você protege ainda mais a saúde do seu coração. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

R7,Tua Saúde
fonte: http://www.guiadanutricao.com/2013/04/alimentos-dieta-ldl-colesterol-coracao.html
por Márcia
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.