terça-feira, 11 de março de 2014

Dicas para desinfetar uma ferida

É importante que as feridas, tais como cortes e abrasões, tenham uma desinfecção e limpeza adequadas, para evitar a inflamação e infecção das mesmas. Por isso, a partir do nosso site de ​saúde queremos compartilhar com vocês algumas dicas para desinfetar uma ferida.

A pele funciona como uma barreira protetora contra bactérias e outros patógenos, mas se essa defesa se rompe, as bactérias podem entrar na ferida e se multiplicar, expondo esta última a um perigo mais grave. Por esse motivo, é importante conhecer a maneira correta de limpar e desinfetar uma ferida.

Como desinfetar uma ferida:

Considere as seguintes recomendações sobre como desinfetar corretamente uma ferida:

Antes de tocar a ferida, certifique-se de ter lavado bem as mãos com água morna e sabão, secando-as com papel descartável.

Prepare todos os materiais necessários para a desinfecção da ferida e esterilize objetos como pinças ou tesouras corretamente com água fervendo.

Se você vai estar em contato com a ferida de outra pessoa, é importante o uso de luvas de látex depois de lavar as mãos para evitar a propagação da infecção.

Se é um pequeno corte ou abrasão, lave a área com sabão e água corrente. Se a ferida é grande e profunda, será mais prudente utilizar um desinfetante apropriado, como água oxigenada ou clorexidina.
Se você não tem uma solução desinfetante à mão, você pode usar um desinfetante de emergência: com sal dissolvido em água fervida. Nunca use álcool puro ou iodo em uma ferida aberta, já que podem danificar os tecidos, mas você pode usá-los com cuidado para limpar e desinfetar a pele em torno da ferida.

Se a ferida aberta está contaminada, será de grande utilidade usar uma pinça estéril para retirar qualquer resíduo incrustado na ferida e, assim, impedir um maior crescimento das bactérias.
Uma vez que você limpou a área, pode aplicar sobre a ferida, um desinfetante, usando um conta-gotas estéril, se necessário, para chegar a todas as áreas da mesma e siga com um creme antimicrobiano e anti-séptico.

Embora o ideal seja deixar que a ferida seque ao ar, existem áreas nas quais será necessário colocar um curativo sobre a ferida para mantê-la limpa e evitar mais resíduos na área mais vulnerável, trocando o curativo regularmente para que a ferida não se torne muito úmida ou muito seca, e a aplicação de um desinfetante, se necessário.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/primeiros-socorros/dicas-para-desinfetar-uma-ferida-1630075
imagem:www.dettol.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.