segunda-feira, 3 de março de 2014

Terapia com feixe de prótons pode ser eficaz contra câncer de pulmão


Segundo um novo estudo, uma terapia com feixes de prótons é segura e eficaz, podendo ser superior a outros tratamentos mais convencionais na fase inicial do câncer de pulmão de células não-pequenas (CPCNP) inoperável.

A terapia com feixe de prótons é um tipo especializado de teleterapia que utiliza feixes de radiação focados para atingir um tumor bem definido. Para administrar a dose de radiação com uma precisão extrema, a terapia se baseia em imagens detalhadas, planejamento informatizado e tridimensional, e configuração exata.

O câncer de pulmão é a causa número um de morte por câncer entre homens e mulheres. O tratamento padrão para estágios iniciais de câncer de pulmão é uma cirurgia para remover todo ou parte do pulmão. Porém, o tratamento padrão para os pacientes com câncer de pulmão inoperável é a radiação.
Assim, pesquisadores japoneses procuraram determinar se a terapia com feixe de prótons era uma boa opção de tratamento para pacientes com CPCNP inoperável, sendo que as outras terapias são a radiação convencional e a radioterapia estereotáxica.

Os pacientes foram tratados com a terapia de feixe de prótons de novembro de 2001 a julho de 2008, com diferentes doses dadas aos tumores localizados perifericamente e os tumores localizados centralmente. Os dois anos de sobrevivência para essas doses foram de 88,7 e 97%, respectivamente. A taxa de sobrevivência para a radioterapia estereotáxica foi de 54,7% em dois anos, e as taxas de sobrevivência para a radiação convencional variou de 6 a 31,4% em cinco anos.

Os pesquisadores chegaram à conclusão que a terapia com feixes de prótons é segura e eficaz, se não superior a outras modalidades não-cirúrgicas de tratamento de pacientes no estágio inicial de CPCNP inoperável. Porém, mais pesquisas e ensaios clínicos que comparem a terapia de feixes de prótons com a radioterapia estereotáxica são necessários para esclarecer os benefícios de sobrevivência. [ScienceDaily]

fonte:http://hypescience.com/terapia-com-feixe-de-protons-pode-ser-eficaz-contra-cancer-de-pulmao/
por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.