quinta-feira, 27 de março de 2014

Por que é importante comer alimentos ricos em Iodo?


Você sabia que o iodo é um dos minerais essenciais para o organismo e não é gerado automaticamente pelo corpo? Por esta razão, este nutriente deve ser consumido através dos alimentos. Neste artigo, você vai conhecer a importância do iodo na dieta.

O iodo é um mineral que se encontra principalmente nos oceanos e na água salgada. É necessário obtê-lo mediante a ingestão de determinados alimentos, nos quais se encontra em diferentes concentrações, uma vez que o corpo não o produz por si mesmo.

Alguns destes são lentilhas, aloe vera, maçãs, alho, cebola, morangos, vitela e principalmente algas marinhas. Assim como é o sal iodado, que nada mais é do que o sal comum com iodo adicionado especialmente para aqueles que têm deficiência neste mineral, principalmente as pessoas com hipotireoidismo.

Ter uma dieta rica em Iodo é muito importante. Mas o melhor é que você conheça as razões em detalhes:

É o principal encarregado de regular e manter a função da glândula tireóide: Promove a produção de hormônios que garantem o bem-estar desta. Mas, do que se encarrega a glândula tireóide? É uma glândula localizada no pescoço e controla o gerenciamento de energia do corpo, além de criar proteínas e regular a sensibilidade hormonal.

Quando a tireóide não funciona bem pode desencadear duas doenças: hipertireoidismo (funcionamento excessivo) e hipotiroidismo, o que significa o contrário, e é aí que o iodo colabora, ativando-a. Por isso o iodo pode ser de grande ajuda para esta doença e também para emagrecer.


Pode ser uma ajuda no momento de emagrecer: o iodo estimula o bom funcionamento do metabolismo, assim como também a eliminação do excesso de gordura , entre outros benefícios.

Ajuda o coração: a correta ingestão de iodo em diferentes alimentos ajuda no bom funcionamento cardíaco. Ainda assim, cuidado, o excesso pode causar uma sob demanda do mesmo.

Aumenta o crescimento: principalmente na idade escolar o iodo é importante, já que os hormônios da tireóide estão intimamente relacionados com os hormônios responsáveis ​​pelo crescimento tanto físico como mental. A deficiência de iodo na dieta das crianças e também em grávidas pode provocar atrasos na fala, movimentos e outros distúrbios tanto físicos como mentais.

Ajuda a combater a queda de cabelo: este problema pode estar associado com a deficiência deste mineral já que a glândula tiróide também controla o crescimento e bem-estar do cabelo, assim como também da parte óssea do corpo. O aumento do consumo de iodo seja com alimentos ou com um suplemento pode chegar a reverter à perda de cabelo, mas claro, apenas se esta se deve à deficiência do mineral necessário para o bom funcionamento da glândula tireóide. O zinco, magnésio e ferro, podem ser de grande ajuda em combinação com o iodo.

Ajuda a controlar o colesterol: uma das razões do aumento do colesterol pode ser o mau funcionamento da tireóide. Por isso, é necessário adicionar à análise do colesterol, esta glândula é que regula o funcionamento da maior parte do organismo, neste caso, a decomposição do colesterol.

Mantém o estado emocional: os hormônios tireoidianos mantêm o estado de ânimo e a sensibilidade em níveis normais, o que significa que a deficiência de iodo pode causar um estado instável, respondendo de maneira confusa às coisas mais cotidianas, além de apatia e até mesmo depressão.

Ajuda a regular a temperatura corporal: os hormônios produzidos pela glândula tireóide colaboram no correto fluxo de sangue através do corpo, ou seja, regulam a temperatura corporal. O iodo ajuda na correta produção de energia corporal, o que resulta no bom funcionamento da temperatura corporal. Por outro lado, a deficiência de iodo pode causar sensação de frio nas extremidades.

Como tudo, você precisa consumir o iodo com moderação, evitando o excesso, já que este pode causar hipertireoidismo.

Mas, quais quantidades do Iodo exige o organismo em cada etapa da vida?

Para as mulheres grávidas geralmente se aconselha entre 220 ​​e 290 microgramas por dia, enquanto que na etapa da lactação pode chegar a 300 microgramas. E no caso de estar grávida, consulte o seu médico para saber qual a quantidade de iodo recomendada para você, pois assim pode evitar maiores transtornos no futuro.

As crianças desde o seu primeiro ano de vida até os 8 anos precisam de 90 microgramas por dia. Uma vez passada esta idade e até os 13 anos a exigência aumenta para 120 microgramas.

Entrando na adolescência e na idade adulta são necessários 150 microgramas por dia.

De qualquer forma, nunca deixe que este mineral falte na sua dieta.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/por-que-e-importante-comer-alimentos-ricos-em-iodo-2731326
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.