sábado, 9 de abril de 2016

Candidíase Oral em Bebês

É normal a existências de alguns tipos de organismos em pequenas quantidades no trato vaginal, digestivo, boca e pele, sem causar doenças ou sintomas. Mas quando ocorre um desequilíbrio e se desenvolvem fungos podemos sofrer com uma infecção. Uma infecção bastante comum em crianças menores de dois anos é a candidíase oral e, embora esta não seja grave precisa ser tratada para evitar complicações.

A candidíase é uma infecção fúngica comum e geralmente inofensiva que aparece na boca e afeta principalmente crianças menores de dois anos de idade.

Os sintomas são evidentes, aparecem manchas em e ao redor da boca do bebê. Estas podem ter cor branca, amarela ou creme, como leite azedo e podem contar também com placas nas gengivas, palato e no interior das bochechas.

Estas manchas não desaparecem facilmente com a limpeza, também o tecido parece vermelho e em carne viva, e inclusive pode chegar a sangrar.

Enquanto pode ser que não incomode o bebê, ainda se não dói, este costuma se mostrar relutante para se alimentar.

Outros sintomas de candidíase oral:

Brilho esbranquiçado em sua saliva.
Irritabilidade, recusa-se a mamar no peito.
Cliques durante a alimentação.
Pouco ganho de peso.
Assaduras.
Salivação abundante.

Tratamento de candidíase oral:
Na maioria dos casos, a candidíase desaparece em alguns poucos dias, sem necessidade de tratamento, mas se persistem são necessárias às consultas com o médico.

Geralmente são receitados géis ou gotas antifúngicas, mas deve ser indicado por um especialista, já que alguns não são adequados para bebês pequenos.

No caso do bebê estar sendo amamentado, tanto a mãe como ele devem ser tratados, já que a infecção pode estar nos mamilos.

Causas da candidíase oral:
A candidíase oral é causada por uma estirpe do fungo Candida albicans, que vive na pele e na boca da maioria das pessoas.

Normalmente, não causa sintomas, mas quando as defesas estão baixas, se reproduzem em grandes quantidades gerando desconforto. Como o sistema imunológico dos recém-nascidos ainda está se desenvolvendo, são mais vulneráveis à infecção.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.